O resultado das eleições no Amazonas, no segundo turno, não será divulgado a partir das 17h, como ocorreu no primeiro turno. De acordo com a desembargadora Socorro Guedes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o fato de no estado termos municípios com o fuso horário com uma hora a menos o eleitor só começará a saber dos resultados das urnas a partir das 18h.

"Temos vários municípios com fuso horário. No primeiro momento, o TSE entendeu que são somente poucos municípios que liberaram o sinal . Eu ainda tentei parar naquele momento a apuração porque ainda tinha pessoas votando lá na fronteira do Brasil com o Peru, como Atalaia do Norte e outros municípios, mas não foi possível", relatou Socorro Guedes, afirmando que o resultado só será divulgado a partir das 18h. "Em em respeito a esse nossos irmãos que tem fuso horário de uma hora a menos", acrescentou.

Ao falar de abstenção, a desembargadora disse acreditar que ocorreu por causa do tempo. "Tivemos pela manhã um bastante ameno e à tarde um pouco de sol. Acredito que essa situação não se deve somente no amazonas, mas em todo o Brasil", declarou Socorro Guedes, atribuindo a grande abstenção em todo o Brasil, de acordo com ela, ao fato de parte da população esta desacreditando dos políticos. "Isso é uma pena porque nós precisamos de bons representantes e nós devemos ir ar urnas e fazer a escolha certa", concluiu.

Com relação a fiscalização da propaganda, Socorro, disse acreditar que como são apenas dois candidatos que disputam a cadeira do executivo o nível de maturidade é maior. "Mas vamos coibir qualquer tipo de excesso", alertou.

Artigo anteriorAcadêmicos participam do lançamento e atividades da campanha Outubro Rosa
Próximo artigoPleno Tribunal de Justiça do Amazonas vota pela não intervenção de Coari