Reprodução

O governador e candidato à reeleição Roberto Cidade (União Progressista) afirmou neste sábado (22) que pretende fortalecer o atendimento psicológico e psiquiátrico no Amazonas. A declaração ocorreu durante uma mobilização no bairro Distrito I, na zona Sul de Manaus, que reuniu cerca de 5 mil pessoas.

O evento foi promovido pelo deputado estadual e candidato à reeleição Carlinhos Bessa e pelo vereador e candidato a deputado federal Saimon Bessa, ambos do União Progressista.

Durante o encontro, Roberto Cidade destacou que a ampliação da assistência em saúde mental está entre as propostas apresentadas para um eventual novo mandato.

“Nós vamos trabalhar duro para que o estado do Amazonas seja o mais inclusivo do Brasil. Isso traz mais acolhimento. É uma missão de vida tornar o Amazonas um estado que cuida das pessoas”, afirmou.

Proposta prevê ampliação de serviços

Segundo a proposta apresentada pelo candidato, a estratégia inclui o fortalecimento do Centro Estadual de Saúde Mental do Amazonas (CESMAM) e a implantação de uma clínica de retaguarda à saúde mental.

Também está prevista a ampliação de equipes e programas destinados a diferentes públicos, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de profissionais das áreas de segurança, sistema prisional, educação e saúde.

A proposta prevê financiamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com participação da União, do Estado e dos municípios.

A campanha afirma que a prioridade será a prevenção e o acompanhamento precoce dos casos, com o objetivo de evitar o agravamento de quadros e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde mental.

Candidatos destacam apoio a Roberto Cidade

O encontro contou com a participação de lideranças políticas de diferentes regiões de Manaus e apoiadores dos candidatos.

Saimon Bessa afirmou que pretende trabalhar pela criação de oportunidades para as famílias do Amazonas.

“O meu propósito de vida é fazer com que a gente crie novos heróis pras nossas famílias. E os nossos heróis não são quem está nas histórias em quadrinhos, são os filhos de vocês”, declarou.

Já Carlinhos Bessa defendeu a continuidade da parceria com Roberto Cidade.

“Eu necessito do governador Roberto Cidade pelos próximos quatro anos. Temos que caminhar ao lado de quem pode ajudar a cada um de nós”, afirmou.

A coligação “União Pelo Amazonas” é formada pela Federação União Progressista, Podemos e PSB. O ex-governador Wilson Lima é o candidato da coligação ao Senado.

Plano de Governo

O Plano de Governo da coligação apresenta 44 compromissos voltados ao desenvolvimento do Amazonas.

As propostas estão organizadas em três pilares: cuidar das pessoas; gerar emprego e renda a partir de novas matrizes econômicas; e preparar o Estado para o futuro, com investimentos em educação, tecnologia, inovação e inteligência artificial.

A assistente social Vitória Adele, de 30 anos, moradora do bairro Cidade Nova, destacou a importância da oferta gratuita de atendimento psicológico.

“Um tratamento psicológico não é como o médico, que a pessoa vai uma vez e depois tem um retorno em 30 dias. É um acompanhamento contínuo”, afirmou.

Artigo anteriorOmar Aziz propõe ampliar regularização fundiária e transformar ocupações em moradias legalizadas no Amazonas
Próximo artigoUE envia helicópteros e bombeiros para combater incêndios florestais na Sérvia