A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participa, no próximo dia 26 de junho, às 9h, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, do encerramento do programa “FIFA 11 pela Saúde”, com todos os 400 estudantes envolvidos em Manaus. A atividade na Arena terá a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto e do secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

O encerramento ocorre um dia depois da última partida no estádio de Manaus, entre Suíça e Honduras. “É fantástico unir esporte e saúde. As duas coisas se completam e nós não poderíamos estar fora. Será a complementação de um ciclo importante, depois de um longo trabalho durante esta Copa do Mundo”, afirmou Homero de Miranda Leão Neto. A Semsa atuou como ponto focal da Saúde no programa.

A proposta do programa FIFA 11 pela Saúde é encorajar a atividade física e promover hábitos saudáveis entre as crianças a fim de prevenir ou minimizar fatores de risco de doenças. É destinado a alunos de escolas públicas da educação básica, na faixa-etária De 12 e 13 anos, para meninos e meninas.

O FIFA 11 pela Saúde é resultado de uma parceria da FIFA com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os Ministérios do Esporte, da Educação e da Saúde. “Essa é uma das principais iniciativas da saúde pública, contando com o apoio do governo estadual e da Prefeitura de Manaus como cidade-sede da Copa. A nossa atuação foi de apoiar, dentro das escolas, tanto educadores físicos, quanto o coordenador regional do Programa, o Hércules Batista Lima, na aplicação das plataformas de desenvolvimento do projeto”, disse a representante da Semsa no projeto, a chefe do setor do Programa Saúde na Escola, Aldacy Barroso. O programa foi lançado em 2009 e hoje já chegou a 19 países de cinco continentes, beneficiando 50 mil crianças.

Em cada escola foram realizadas 11 sessões de 90 minutos, no período de maio a junho, cada sessão com dois tempos distintos de 45 minutos, como em uma partida de futebol. No primeiro tempo, chamado de “Jogue Futebol”, habilidades específicas do esporte foram ensinadas às crianças.

Na segunda etapa, batizada de “Jogue Limpo”, o foco se voltou para o repasse aos alunos de orientações sobre temas tais como: “Respeite meninas e mulheres”, “Proteja-se contra o HIV e DST”, Siga uma dieta balanceada”, “Lave suas mãos” etc.

As orientações foram repassadas de forma lúdica, por meio de mensagens, exercícios físicos, perguntas sobre o dia a dia dos alunos. As mensagens são retiradas do manual do educador físico. Todas as sessões foram executadas por educadores físicos que prestam serviços nas escolas participantes do programa, os quais receberam uma capacitação no período de 10 a 14 de fevereiro deste ano em Brasília.

Além das atividades realizadas na escola os alunos receberam tarefas que devem ser executadas em suas residências e/ou na comunidade, junto a seus familiares e vizinhos com o propósito de multiplicar os ensinamentos recebidos.

Na solenidade de encerramento, na Arena da Amazônia, estará presente o médico suíço e idealizador do programa, Jiri Dvorak e o coordenador operacional nacional do programa, Diogo Cristiano Netto.

Escolas selecionadas para participação no programa:

DDZ Nº ORD. ESCOLA

I

(SUL) 1 E.M PROFª MARIA LIRA PEREIRA

2 E.M TEREZA ROSA AGUIAR ABTIBOL

3 E.M ANA MOTA BRAGA

4 E.M VICENTE DE PAULA

II

(OESTE) 5 SENADOR FABIO P. L. BITTENCOURT

6 E.M JOAQUIM GONZAGA PINHEIRO

III

(NORTE) 7 E.M PROFESSOR NILTON LINS

V

(LESTE I) 8 E. M JORGE REZENDE SOBRINHO

VI

(LESTE II) 9 E. M. MADRE TEREZA DE CALCUTÁ

10 E. M. PROFº ÁLVARO CÉSAR DE CARVALHO

VII

(RURAL RODOVIÁRIA) 11 E. M. PROFº NILTON LINS

Artigo anteriorCamelôs da Henrique Martins começam a ser credenciados
Próximo artigoÓculos inteligentes ajudam deficientes visuais a enxergar