Para debater e propagar as práticas seguras no âmbito hospitalar, especialistas nacionais e internacionais de gestão em saúde estarão reunidos em Manaus, entre os dias 5 e 7 de abril, durante a primeira edição do Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente. O evento será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e está com inscrições abertas através do site: www.qualipacienteam.com.br.

Entre os palestrantes confirmados, estão nomes consagrados como o coordenador de Práticas Médicas e Gestão de Riscos do Hospital Israelita Albert Einstein, Haggéas Fernandes; o gestor de Projetos do Instituto Brasileiro para a Segurança do Paciente (IBSP), Paulo Oliveira; o gerente Médico da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein, Antônio Capone Neto; e a diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz, Helidea Lima.

O destaque internacional da programação é a presença do diretor da Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos do Centro Hospitalar de Lisboa Central, em Portugal, Rui Moreno.

“Será uma oportunidade única para os profissionais da Região Norte agregarem conhecimentos e colocarem em pauta discussões importantes quando se trata de qualidade em saúde e segurança do paciente. Centenas de milhares de pessoas são vítimas de erros e falhas na assistência todos os anos em hospitais pelo mundo. É uma realidade que precisa ser debatida e transformada”, enfatiza a presidente do simpósio, a médica intensivista Liane Cavalcante.

O tema “Quando o cuidar vai além da assistência” foi escolhido para esta edição e será abordado através de palestras, conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos. Os interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 15 de fevereiro para a submissão do resumo no site do evento, onde estão disponíveis todas as normas e orientações.

Mais de 300 participantes de diversos estados da Região Norte, entre profissionais da saúde, gestores e líderes hospitalares, são aguardados durante os três dias de programação. A realização é da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), que também incentivará os participantes de fora a conhecerem os passeios turísticos do Amazonas, em parceria com uma comissão científica e organizadora formada por profissionais da saúde.

Artigo anteriorMais de 44 mil pessoas deixaram a inadimplência
Próximo artigoTeatro Amazonas será aberto a visitação todos os dias a partir deste mês