O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, participa na segunda-feira (25/07), em Belém (PA), do Inova Norte – Inovação no Poder Judiciário da Região Norte, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem por objetivo disseminar a cultura da inovação e das boas práticas, bem como apoiar o desenvolvimento dos laboratórios de inovação nos tribunais integrantes da Rede Renovajud, conforme competências do Comitê Nacional Gestor da Inovação, previstas na Resolução do CNJ n.º 395/2021. A juíza auxiliar da Presidência do TJAM, Bárbara Marinho Nogueira, também participou do evento, como convidada de um dos painéis de discussão.

Tendo como anfitrião o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), o encontro traz debates sobre o acesso à justiça na perspectiva amazônica, apresentação de projetos de inovação desenvolvidos no âmbito do Poder Judiciário, além de oferecer oficinas de Inovação Social e Propósito e Inovação e Tecnológicas: Design Thinking. Entre os participantes estão presidentes de tribunais, corregedores(as), magistrados(as) e profissionais que atuam nos diversos segmentos do Judiciário no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A abertura do Inova Norte teve a participação da corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Tereza de Assis Moura; da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; da coordenadora do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/CNJ), conselheira Salise Sanchotene e da juíza auxiliar da Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica (SEP) do CNJ, Lívia Marques Peres .

Entre os temas apresentados durante o evento destacam-se: “Políticas de Ampliação do Acesso à Justiça na Região Amazônica”; “Fórum Digital (arquivo em pdf)”, “Indexador de Documentos Judiciais com Inteligência Artificial (India)”, e “Utilização de Lean Inception para criação de Protótipo de VT no contexto do Juízo 100% Digital”.

A juíza auxiliar da Presidência do TJAM, Bárbara Marinho Nogueira, participou do painel Acesso à Justiça na Perspectiva Amazônica, junto com a juíza Elayne Ramos Cantuária (TJAP). 

Artigo anteriorCursos para mulheres vítimas de violência doméstica são oferecidos por meio de parceria entre a Coordenadoria da Mulher do TJAM e o Sebrae/AM
Próximo artigoVídeo: Homem é preso após agredir mulher no meio da rua em GO