
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (24) que o Irã garantiu ao governo norte-americano que não cobrará pedágios, taxas ou custos adicionais de embarcações que atravessem o Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas do comércio mundial de petróleo.
Em publicação nas redes sociais, Trump declarou que o governo iraniano assegurou que “não haverá pedágios, custos de seguro ou quaisquer outras taxas” sobre os navios que utilizam a passagem. O presidente norte-americano acrescentou que, caso a informação se mostre falsa, as negociações entre os dois países poderão ser interrompidas.
Trump também afirmou que os Estados Unidos não transferiram recursos ao Irã, mas admitiu a possibilidade de liberar parte dos ativos iranianos congelados sob controle norte-americano. Segundo ele, qualquer valor desbloqueado deverá ser utilizado na compra de produtos dos Estados Unidos, como milho, trigo e soja.
O Estreito de Ormuz é considerado estratégico para a economia global, já que aproximadamente 20% do petróleo comercializado no mundo passa pela região. A reabertura completa da rota é uma das principais exigências dos Estados Unidos nas negociações para encerrar as tensões no Oriente Médio.
Na terça-feira (23), Irã e Omã anunciaram a criação de um órgão conjunto entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países para discutir o futuro da navegação no estreito. Em comunicado, os governos destacaram o compromisso com a segurança da passagem marítima, respeitando o direito internacional e a soberania de ambos os países sobre suas águas territoriais.
As discussões sobre o Estreito de Ormuz tornaram-se um dos principais pontos das negociações diplomáticas em andamento, devido à importância da região para o abastecimento energético mundial e para a estabilidade econômica internacional.
Com informações de Metrópoles







