Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quinta-feira (18/8), o tempo previsto para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos à Presidência da República.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera. O petista terá 3 minutos e 39 segundos. Em segundo lugar está o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 2 minutos e 38 segundos.

O tempo de propaganda é definido com base no tamanho das bancadas eleitas pelos partidos na Câmara dos Deputados em 2018 ou, nos casos em que há coligação, no tamanho dos seis maiores partidos ou federações que formam a aliança.

As siglas ainda podem contestar o tempo, que será julgado em definitivo na próxima terça-feira (23/8) pelo TSE.

Veja quantos minutos e segundos cada candidato ao Palácio do Planalto terá no rádio e na TV:

  • Lula (PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir): 3 minutos e 39 segundos por bloco;
  • Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 2 minutos e 38 segundos por bloco;
  • Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 2 minutos e 20 segundos por bloco;
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos por bloco;
  • Ciro Gomes (PDT): 52 segundos por bloco;
  • Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos por bloco;
  • Felipe d’Avila (Novo): 22 segundos por bloco.

Os demais candidatos à Presidência – Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) – não terão direito ao horário eleitoral porque os partidos não atenderam aos critérios necessários, como ter recebido em 2018, no mínimo, 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas; ou ter elegido pelo menos nove deputados federais distribuídos em pelo menos um terço dos estado.

 

A ordem de apresentação das propagandas para o dia 26 – o primeiro de exibição – já foi sorteado:

1º: Roberto Jefferson;

2º: Soraya Thronicke;

3º: Felipe d’Avila;

4º: Lula;

5º: Simone Tebet;

6º: Jair Bolsonaro;

7º: Ciro Gomes.

No dia seguinte, o primeiro candidato da ordem ficará por último, e assim sucessivamente nos próximos dias até voltar à ordem original. A distribuição de tempo gerou uma sobra de quatro segundos que será revezada entre os partidos no formato de um carrossel, beneficiando sempre o último a exibir a propaganda.

O horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro, sempre às terças, quintas e sábados, em dois blocos diários de 12 minutos e 30 segundos. Na televisão, os blocos são às 13h e às 20h30, enquanto no rádio serão exibidos às 7h e às 12h.

(Metrópoles)

Artigo anteriorHomem é condenado a 29 anos de prisão por latrocínio, estupro e ocultação de cadáver de atleta britânica em Coari
Próximo artigoSimone Tebet, candidata à presidência, diz que vê reeleição como “o maior problema no Brasil”