O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Integrada de Articulação às Comunidades (Uiac), recebeu, na segunda-feira (23), a diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Amazonas (Fetagri/AM) para dar continuidade às pautas da agricultura familiar apresentadas pela entidade ao governador Wilson Lima no último dia 30 de setembro.

Entre os encaminhamentos, está a cessão do Centro de Capacitação de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Amazonas (Centru) para que a Fetagri/AM possa colocar em funcionamento e atender os produtores rurais nos municípios. De acordo com o coordenador da Uiac no interior, Marcelo Amorim, essa pauta já está em tramitação na Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) para a liberação do espaço.

A aquisição de equipamentos para estruturar associações e sindicatos de trabalhadores rurais e agricultores familiares do Amazonas, fortalecendo as organizações para melhor acesso às políticas públicas, também foi pauta da reunião.

O coordenador executivo da Uiac, Carlos Alvarenga de Barros, ressalta as tratativas para a elaboração do Programa Estadual de Habitação Rural. “Esse programa é para atender o déficit habitacional, nos municípios do interior do Amazonas, com a construção de 16 mil unidades de casas rurais para os agricultores familiares do estado”, explica.

Segundo a presidente da Fetagri/AM, Edjane Rodrigues, os agricultores e agricultoras familiares representam 95% dos estabelecimentos rurais existentes no estado do Amazonas e mais de 75 mil propriedades rurais são entre 1 a 4 módulos fiscais.

Artigo anteriorComo chega o Delfín para encarar o Palmeiras na Copa Libertadores
Próximo artigoAlgoritmo desenvolvido por docente da UEA conquista segundo lugar em conferência de tecnologia