Folha de S.Paulo – O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse neste domingo (12) que a UE (União Europeia) pede a distensão e o espaço para a diplomacia no Irã.

A declaração foi publicada em uma rede social após a breve prisão do embaixador britânico Rob Macaire, acusado de incitar protestos, na noite de sábado (11).

“Muito preocupado com a detenção temporária do embaixador britânico Rob Macaire no Irã. Total respeito à convenção de Viena é uma obrigação”, disse Borrell.

“Fui a um evento anunciado como uma vigília pelas vítimas da tragédia. É normal querer prestar homenagens —algumas das vítimas eram britânicas. Saí depois de cinco minutos, quando algumas pessoas começaram a cantar palavras de ordem”, disse.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, classificou o episódio como “violação flagrante da legislação internacional”.

Os protestos foram registrados em Teerã e em outras cidades do país depois que o Irã assumiu a responsabilidade pela derrubada do Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines em Teerã. 

A aeronave caiu cinco minutos após decolar do aeroporto Imam Khomeini. O vôo seguia para Kiev com a 176 pessoas a bordo —todas morreram no acidente.

Vídeos publicados em redes sociais mostraram centenas de manifestantes reunidos em frente à Universidade Amir Kabir, na capital, pedindo a renúncia do aiatolá Ali Khamenei, e, segundo a agência Reuters, manifestantes voltaram a se reunir neste domingo (12). 

Apesar da situação tensa, Borrell e líderes de Alemanha, França e Rússia, entre outros, têm reconhecido a importância da admissão de responsabilidade do Irã e mantido diálogo constante com o país por meio do presidente Hassan Rouhani, que tem se comprometido a garantir investigações. 

Sobre os protestos, o presidente dos Estados Unidos disse que o Irã deve permitir que organizações de direitos humanos acompanhem e reportem os protestos.

“Não pode haver outro massacre de manifestantes pacíficos e nem uma queda de internet. O mundo está de olho”, disse Donald Trump no Twitter. 

Artigo anteriorSetores de TI e internet dominam ranking sobre mercado de trabalho
Próximo artigoQatar constrói cidade do zero para sediar Copa do Mundo de 2022