Gabinete presidencial da Venezuela

O governo da Venezuela está perto de chegar a um acordo com a oposição do país para transferir US$ 4 bilhões (cerca de R$ 20,5 bilhões) em reservas de ouro do Banco da Inglaterra para o Banco da Reserva Federal de Nova York, segundo o jornal britânico Financial Times.

O acordo prevê que o governo de Delcy Rodríguez teria o controle legal das reservas de ouro, mas sem a permissão para vendê-las imediatamente, segundo quatro fontes a par do negócio ouvidas pelo jornal. O ouro poderia ser usado como garantia pelo governo para empréstimos que financiariam a reconstrução da infraestrutura da Venezuela após os fortes terremotos que atingiram o país em junho.

Ainda segundo o jornal, o processo de negociação entre governo e oposição venezuelama é apoiado pelos Estados Unidos, que exerce forte influência na política de Delcy desde a invasão ao país em janeiro.

O acordo ainda não está finalizado e o processo de detalhes técnicos pode levar algum tempo.

A Venezuela e o Reino Unido estão em processo de retomada das relações diplomáticas. A presidente Delcy Rodríguez encontrou-se nesta sexta-feira (18/9) com o encarregado de negócios da Embaixada do Reino Unido Colin Dick e agradeceu a “disposição e acompanhamento neste processo de retomada das relações diplomáticas entre os dois países’.

Ouro em disputa

O ouro que está no Reino Unido é alvo de disputa desde 2019 pela oposição venezuelana – ano em que o governo britânico e outros países, como os EUA, quiseram impor o político Juan Guaidó, de oposição ao governo de Nicolás Maduro à época, como o presidente legítimo da Venezuela.

Desde então, Guaidó e a oposição reivindicam o controle da reserva de ouro venezuelana na Inglaterra – disputa que chegou até a Suprema Corte do Reino Unido. Com Metrópoles.

Artigo anteriorTrump prepara envio de drones à América do Sul para operações militares
Próximo artigoMP investiga gestão do ex-prefeito Dr. Júnior por suspeita de desvio em contratos milionários em Juruá