Diante dos ajustes e metas anunciados para o ano de 2015, pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), em sua Mensagem Anual na manhã desta segunda-feira (9), na Câmara Municipal de Manaus, o presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS) e o líder do governo, Elias Emanuel (PSB), avaliaram que o Poder Executivo está preparado para enfrentar a situação delicada da economia do país, mantendo o crescimento da cidade.

O presidente da CMM, Wilker Barreto (PHS) destacou que a mensagem do prefeito de Manaus projetou com entusiasmo uma gestão já preparada para o ano de 2015, que ele classificou como “um ano de muito trabalho”. “Ficamos bastante entusiasmados, não só como Câmara, mas também como sociedade que se enxerga em 2015, na gestão do prefeito Arthur Neto. A Câmara se comportará de forma muito independente, mas alinhada ao que é melhor para Manaus. Nós temos desafios grandes, então temos agora um 2015 de muito trabalho. Espero que os recursos prometidos a nível federal realmente venham para Manaus, que o prefeito consiga executar essa diminuição do custeio para aumentar o investimento. E a Câmara obviamente vai estar sempre aqui à disposição para discutir de forma muito isenta, muito tranquila os grandes temas do cotidiano de Manaus”, destacou.

Para o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Elias Emanuel (PSB), o Chefe do Executivo mostra em sua mensagem uma visão lúcida do cenário econômico do país. “O prefeito tem uma visão muito lúcida do cenário econômico em que o país nos apresenta e é capaz de fazer o corte na própria carne, de exigir uma prefeitura cada vez mais eficaz, de reduzir secretarias e acima de tudo de estabelecer parcerias que são necessárias, com este parlamento, com o governo do Estado e com o governo federal. O ano de 2015 será um ano difícil, mas não para essa prefeitura extremamente aplaudida e aprovada pela população de Manaus. O prefeito começa 2015 sabendo exatamente o que quer o que pretende realizar e os resultados que deve obter em 2015. Independente das dificuldades, nós temos plena confiança no êxito da administração este ano, e a Câmara vai caminhar com esse sentido”,

Em sua mensagem, Arthur Neto disse que deverão ser extintos 300 cargos comissionados com a reforma administrativa, gerando uma economia de R$ 10 milhões por ano aos cofres públicos. “Estamos extinguindo secretarias, juntando secretarias, transformando outras em subsecretarias”, disse ele, ao explicar que, com a segunda parte da reforma administrativa, a ser concluída depois do dia 12, quer deixar a máquina pública municipal com apenas 19 secretarias, das 25 criadas em 2013.

Ainda segundo o prefeito, as medidas — por ele anunciadas – darão fôlego na administração para os investimentos, entre eles a reforma de 20 terminais de bairros, da reforma de 50 abrigos, ampliação do terminal 2, na Cachoeirinha, e a revitalização e adequação do terminal 1, da avenida Constantino Nery, além do início da construção do T6, nas proximidades do bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte.

Metas não cumpridas

Já para o membro da bancada de oposição na CMM, vereador Professor Bibiano (PT), a mensagem do prefeito deste ano em comparação a dos outros anos, deixa claro metas que não foram cumpridas pela prefeitura. “O prefeito diante da sua fala traz evidentemente um sentimento de esperança para a população. Só que a gente faz o contraponto das mensagens anteriores o que efetivamente foi cumprido e o que não foi cumprido. É importante destacar nosso papel como fiscalizadores. Nós precisamos fazer com que o prefeito entenda que precisa cumprir com as suas promessas. Nosso papel não é dizer que só tem problema, nosso papel é dizer também que tem problema, mas também tem recursos”, pontuou.

Artigo anteriorCARNAVAL TOTAL
Próximo artigoSenador Omar Aziz lutará por recursos federais para o Amazonas