Divulgação/Seinfra

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avançou com a obra de recuperação e pavimentação da estrada do Engenho, situada no KM 25 da estrada de Novo Remanso, na zona rural de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

Com investimento no valor de R$ 20,5 milhões e 30% de avanço, a obra contempla serviços de terraplenagem; pavimentação; drenagem e sinalização horizontal e vertical ao longo dos 16,15 quilômetros de extensão da estrada, que interliga a Vila do Engenho ao distrito de Novo Remanso, bem como à sede de Itacoatiara e à capital amazonense, por meio da rodovia AM-010.

Quando concluída, a estrada do Engenho terá uma plataforma de seis metros e pista com pavimento flexível de cinco centímetros de espessura, e 1 metro de acostamento para cada lado, visando garantir a segurança de motoristas e pedestres, além de contribuir com a melhoria da mobilidade urbana no estado.

Os serviços executados na via, seguem um padrão rodoviário, incluindo urbanização com calçada e implantação de rampa de acesso para cadeirantes.

Para garantir a segurança dos condutores, a sinalização contará com pinturas de faixas, setas e zebrados, placas de advertência e defensas maleáveis e tachas refletivas.

Serviços em andamento

Nesta etapa, estão em andamento os serviços de terraplenagem e pavimentação, com construção de sub-base, base, imprimação e aplicação da primeira capa asfáltica. Já foram executados seis quilômetros de concreto asfáltico.

Estão sendo realizados ainda os trabalhos de drenagem profunda, com meio-fio, sarjeta, entrada para descida d’água e dissipadores de energia.

A sinalização, que será realizada na fase final da obra, contemplará pintura de faixas, setas e zebrados, placas de advertência e defensas maleáveis, dentre outros itens.

Benefícios

Amplamente conhecida pela produção de abacaxi, maracujá, mamão e cupuaçu, além de suas belezas naturais, como o Lago do Engenho e o Paraná da Eva, a Vila do Engenho é de grande importância para o crescimento econômico do município de Itacoatiara.

Além do incentivo ao turismo, a nova estrada permitirá uma maior facilidade no escoamento agrícola da região, através de uma via moderna e que está sendo construída para atender a comunidade.

O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, destacou a importância de obras de mobilidade para o desenvolvimento socioeconômico da população.

“Nós estamos facilitando a circulação de riquezas com o escoamento da produção rural, ao mesmo tempo em que incentivamos o turismo nestas comunidades, aumentando as oportunidades de emprego e renda. Isso é muito importante para o desenvolvimento de cada lugar e permite que todos possam usufruir dessas melhorias executadas pelo Governo do Estado”, reforçou Carlos Henrique. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorCaça F-5 da Força Aérea Brasileira cai em Natal. Piloto se ejeta. Veja
Próximo artigoGoverno do Amazonas beneficia produtores rurais de Tapauá R$ 1,7 milhão em crédito rural