
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de nove lotes do medicamento Maleato de Enalapril 20 mg, utilizado no tratamento da hipertensão arterial e de determinadas doenças cardíacas.
A medida foi publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União e inclui a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos lotes afetados até a conclusão das medidas corretivas.
De acordo com a Anvisa, o recolhimento foi iniciado de forma voluntária pela fabricante Hipolabor Farmacêutica após a identificação de um erro nas informações presentes na embalagem do produto.
O problema foi constatado na embalagem secundária do medicamento. Embora os comprimidos contenham corretamente 20 mg de maleato de enalapril, a descrição impressa informa, de maneira equivocada, que o produto possui concentração de 10 mg.
Segundo a agência reguladora, a divergência nas informações pode gerar confusão sobre a dosagem do medicamento, comprometendo o uso adequado pelos pacientes e profissionais de saúde.
A Anvisa orienta que consumidores, distribuidores e estabelecimentos de saúde verifiquem os lotes adquiridos e sigam as recomendações da fabricante quanto ao recolhimento dos produtos afetados.
O Maleato de Enalapril é amplamente utilizado no controle da pressão arterial e no tratamento de algumas condições cardíacas, sendo um dos medicamentos mais prescritos para pacientes com hipertensão.
Com informações de Metrópoles







