A empresa TÜV Rheinland encerrou nesta sexta-feira, 10, o processo de auditoria externa na Manaus Previdência e recomendou a manutenção da certificação da ISO 9001:2008/Sistema de Gestão da Qualidade, no escopo “Concessão de Benefícios (Aposentadorias e Pensões) do Município de Manaus”, que o órgão mantém desde 2006.

O auditor apontou seis ocorrências e expôs aos servidores da autarquia os pontos fortes encontrados, com destaque para a qualidade de atendimento aos clientes (beneficiários).

“Há comprometimento de todos, mas destaco, em especial, a equipe do Setor de Atendimento. É visível a paixão dessas pessoas em serem agentes previdenciários”, destacou o auditor no encerramento dos trabalhos, junto Ao diretor-presidente da instituição, Marcelo Magaldi, e a assessora técnica Elaine Garcia, responsável pelo Comitê de Gestão do órgão.

No seu agradecimento ao esforço da equipe, Marcelo Magaldi, enfatizou que as melhorias colocadas em prática fortalecerão a Manaus Previdência, mantendo a visão no serviço de excelência aos segurados. “Foram dois dias de auditoria onde a nossa equipe está de parabéns. Todas as sugestões de melhoria apontada pelo auditor serão colocadas em prática imediatamente, a fim de nos preparamos para o processo de recertificação da ISO, que acontecerá em 2015”, disse Magaldi.

Segundo Elaine Garcia, que está à frente do processo, o foco, a partir de agora, será escrever os planos de ações das oportunidades encontradas, trabalhar na suas implementações e continuar fazendo o ciclo da melhoria contínua por meio de processos diários, tratando preventivamente os planos de ações para que eventuais problemas não venham a ocorrer. “Temos um prazo de 90 dias para concluir essa etapa, pois o processo de recertificação exige procedimentos, controle de indicadores, planos de ação etc, para tratar e garantir as melhorias na instituição”, esclareceu Elaine.

A diretora de Previdência, Edna Mateus, destacou que a forma didática como o auditor conduziu e explicou a auditoria aos servidores foi de fundamental importância para que todos não apenas entendessem o processo, mas colaborassem da melhor forma possível para que o procedimento. “Foi a primeira vez que recebemos informações sobre esse assunto de forma tão clara”, enfatizou Edna, que estendeu suas parabenizações à assessora Elaine Garcia, pela forma competente como conduziu o processo.

Auditoria

A auditoria da TÜV Rheinland iniciou na quinta-feira, 9, e encerrou nesta sexta-feira, 10. Foram auditados oito setores (todas as áreas finalísticas e alguns setores da área meio), imprescindíveis para atendimento ao escopo. Foi a terceira parte de um processo que começou em agosto, com a auditoria externa realizando a fase denominada Documental, onde é apresentada a estrutura da autarquia e documentos que envolvem as exigências para a manutenção da certificação.

No início deste mês, aconteceu a segunda parte, com auditoria interna realizada na Manaus Previdência, uma das exigências previstas no Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008. Quatro auditores checaram os procedimentos de 13 setores da autarquia, visando buscar conformidades da organização em relação ao seu Sistema de Gestão da Qualidade, ou seja, evidenciar se há procedimentos, sistemática definida, documentada, implementada e mantida.

Em seguida, aconteceram reuniões de análise crítica, envolvendo o Comitê de Gestão, onde foram discutidas as nove entradas obrigatórias para o processo, como indicadores e recomendações para a melhoria do sistema.

Por último, o procedimento de auditoria externa desta semana, denominada take over, referente à mudança do organismo certificador. A manutenção da certificação é um procedimento que acontece anualmente. Já o processo de recertificação é realizado a cada três anos. No caso da Manaus Previdência, a recertificação acontecerá em 2015.

Artigo anteriorPrefeitura intensifica o atendimento às mulheres no Outubro Rosa
Próximo artigoAcusada de tráfico de droga é presa na Compensa pela Força Tática da PM – veja o vídeo