A presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), e sua equipe realizaram na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, uma grande ação da campanha Setembro Amarelo na Escola Estadual Senador Petrônio Portela, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Na atividade, que contou com total apoio da gestora Sandra Maria Tavares, foram distribuídas cartilhas informativas de prevenção ao suicídio, fitas alusivas à campanha e cartões de autoestima para aproximadamente 500 estudantes. A deputada Alessandra também fez uma palestra de conscientização sobre a importância de debater o tema nas escolas públicas.

Inspirada nas orientações do Centro de Valorização da Vida (CVV), a cartilha traz informações sobre como cada um de nós pode ajudar uma pessoa que está sob risco de suicídio. Na cartilha também constam os locais onde é possível encontrar atendimento psicológico gratuito na capital amazonense.

Fotos: Jimmy Christian

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, este ano em Manaus já foram registrados 66 casos de suicídios. Em 2018, foram 92; em 2017, 88; e em 2016, houve a maior ocorrência dos últimos anos, num total de 178 casos, somente na capital. Segundo essas estatísticas, há um aumento de incidência entre os jovens até 29 anos.

“É importante levar o debate para prevenção ao suicídio para as escolas porque é na idade escolar que está a  maior incidência. Muitos dos alunos que estiveram aqui hoje recebendo a cartilha e ouvindo palestra serão multiplicadores da nossa mensagem de esperança e também saberão onde procurar ajuda”, disse a deputada Alessandra.

Artigo anteriorONU prevê oceanos com temperaturas mais altas e menos oxigênio
Próximo artigoMurad diz que não sabia da deflagração na Operação Cashback, e Lino afirma que relação com Mouhamad era profissional