O Departamento de Prevenção às Drogas da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) encaminhou, até novembro deste ano, uma média de duas pessoas, por mês, para tratamento nas unidades de reabilitação em dependência química do Estado. Adolescentes e adultos que precisam do serviço e, voluntariamente, querem a internação passam por avaliação e acompanhamento psicossocial antes de iniciarem o tratamento para se livrar do vício das drogas.

 Segundo o coordenador do departamento, delegado Divanilson Cavalcanti, esse trabalho é feito com pessoas a partir de 18 anos e também com crianças e adolescentes, nesse caso em articulação com as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas).

 Na última semana, o departamento, que desenvolve o Programa de Prevenção à Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), fez o processo de acolhimento e internação de um homem na Fazenda da Esperança, localizada na BR-174, km 15, ramal Cláudio Mesquita, zona rural de Manaus.

 “Muitos dos encaminhados são identificados pelo sistema de segurança pública durante nosso trabalho de orientação do Previne nas escolas, em operações de repressão com a Seaop (Secretaria Executiva Adjunta de Operações) e com os demais componentes do sistema de segurança. Mas as pessoas que voluntariamente querem se internar podem procurar a SSP”, disse o delegado. 

A equipe pedagógica do Previne é composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Essa equipe desenvolve o projeto de encaminhamento de pessoas para tratamento em parceria com a Fazenda da Esperança e o Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz.

 O paciente passa 15 dias em atendimento e avaliação pela equipe da SPP-AM, recebendo atendimento psicológico e passando por um processo de triagem psicossocial, que avalia o caso e destina ao processo de internação, na Fazenda da Esperança ou CRDQ.

 A Fazenda da Esperança é uma Comunidade Terapêutica que acolhe pessoas dependentes do álcool e drogas ilícitas para recuperação através da espiritualidade, da convivência em comunidade e do trabalho.

 O Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ), localizado na Rodovia AM-010, km 53, é um espaço voltado para a internação e tratamento de adolescentes e adultos com alto grau de dependência de álcool e outras drogas.

 O Previne, além de atuar na prevenção de problemas com drogas, procura auxiliar no tratamento de dependentes químicos. Na sede da SSP-AM, a equipe mantém uma sala voltada exclusivamente para oferecer tratamento às famílias que buscam orientação e formas de tratamento para pessoas que têm problemas com o uso de entorpecentes. Os interessados devem se dirigir a sede da SSP-AM, localizada no Shopping Via Norte, Nova Cidade.

Artigo anteriorSTJ confirma condenação de Bolsonaro por dizer que não estupraria deputada
Próximo artigoChegada do Papai Noel, no Sumaúma Park Shopping, promete emocionar