O deputado Sinésio Campos (PT) está requerendo providências do Governo do Estado para a reativação e melhorias de funcionamento do Porto do município de Careiro da Várzea. A ação decorre de atendimento de solicitação da vereadora Suely Lopes (PT) encaminhada ao parlamentar, na última quinta-feira (30), por meio de ofício.

No documento a vereadora relata que a falta de manutenção prejudicou o funcionamento do porto que está em estado de abandono prejudicando os moradores da zona rural e dos municípios de Nova Olinda, Borba, Manaquiri, Careiro e Autazes. “Diante da precariedade o local de embarque das lanchas foi transferido para uma área ao lado do porto, o que obriga os usuários a uma caminhada de quase 200 metros até as lanchas”, explica a vereadora.

O deputado reconhece que o porto constitui um instrumento essencial para o desenvolvimento social e econômico dos municípios. Desta forma o investimento na reativação do terminal portuário é imprescindível. Contudo, ocorre que há muito tempo a população vem enfrentando sérias dificuldades de locomoção, inclusive de produtos alimentícios e outros gêneros, diante das condições que o terminal se encontra.

Balsas, barcos, lanchas e canoas são obrigadas a atracarem em local inapropriado, o que dificulta o embarque e desembarque de passageiros, pescadores, agricultores, além de produtos, materiais e utensílios.

O deputado entendendo que diante do estado de precariedade, talvez o melhor seja a construção de um novo porto hidroviário que proporcione aos usuários maior conforto, segurança e comodidade. “A navegação fluvial é o meio mais utilizado pela maioria da população nos municípios. A economia destes depende diretamente dos rios para o abastecimento e escoamento de produtos, portanto a solicitação da vereadora de Autazes, em nome dos demais municípios, é justa e vamos encaminhar solicitação via Assembleia Legislativa do Amazonas, ao Governo do Estado”, conclui.

No encontro o deputado também tratou sobre o potencial do município que retém uma das maiores jazidas de potássio (silvinita), cujo processo de exploração vai gerar renda, desenvolvimento economia para o Amazonas e o Brasil. O potássio é um dos principais produtos (fertilizante) utilizados na agricultura.

Artigo anteriorInstituto Peniel: É possível se recuperar da dependência química. Conheça!
Próximo artigoPastor volta a vida após coração parar por 15 minutos