Em 2014 o Brasil sediará um dos eventos mais importantes do mundo esportivo, a Copa do Mundo. Devido a grandiosidade desta competição, que possui nível mundial, estão sendo realizadas obras em todo o país, com o intuito de melhorar a sua qualificação e infraestrutura.

Com a realização da Copa do Mundo, a economia do país está aquecida e, com isso, cresce a demanda por profissionais qualificados, principalmente em algumas áreas, como o turismo e a área da construção civil. Além disso, profissionais que possuem fluência em um segundo idioma, possuem destaque, devido a grande quantidade de turistas que comparecerão ao evento. Confira abaixo as 10 profissões em alta para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil!

Gestão de Turismo

Profissões relacionadas a área do turismo serão as mais procuradas para a Copa do Mundo. O Gestor de Turismo é responsável por planejar roteiros, organizar atividades relacionadas ao desenvolvimento turístico do país e acompanhar turistas em passeios. Muitos turistas devem chegar ao Brasil antes mesmo do início da Copa, fazendo com que esses profissionais se tornem essenciais.

Gestão Ambiental

O profissional formado no curso de Gestão Ambiental também terá ótimas oportunidades com a realização da Copa do Mundo. Esse fato ocorre principalmente devido a contínua preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente. A Gestão Ambiental é um campo que necessita de uma constante atualização, devido ao fato de que as legislações ambientais estão em contínua mudança. O profissional dessa área pode lidar com questões que envolvem ambientes urbanos, naturais e industriais, identificando quais os impactos foram causados em determinados ecossistemas e analisando as possíveis soluções para esses impactos. Os Gestores Ambientais possuem oportunidades em praticamente todas as áreas. E serão essenciais para analisar o impacto da mobilização urbana para a Copa do Mundo.

R. Internacionais

O profissional da área das Relações Internacionais tem como objetivo conduzir as relações políticas, sociais, econômicas, sociais, militares e culturais entre empresas, povos e nações. Esse campo é de extrema importância para um evento como a Copa do Mundo, onde o profissional de Relações Internacionais terá como responsabilidade garantir as relações diplomáticas entre os turistas s, ficando atento com o respeito entre as diversas culturas e priorizando a segurança dos mesmos. O profissional busca manter as relações entre o Brasil e os demais países estáveis, intermediando qualquer problema que possa ocorrer.

Marketing

O Marketing está relacionado aos conhecimentos necessários para que se estimule a venda de serviços e produtos, através da avaliação e do aproveitamento das oportunidades do mercado. O profissional dessa área terá um amplo campo de atuação durante a Copa do Mundo, através da criação de produtos relacionados a este evento, com o intuito de satisfazer as necessidades do cliente e atrair consumidores.

O profissional da área de Marketing também poderá atuar na promoção de marcas já existentes, tornando-as mais conhecidas durante a Copa.

Arquitetura

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, o mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Arquitetura encontra-se aquecido, em especial nas cidades onde os jogos serão realizados. Esse profissional será de extrema importância na construção ou reforma de novos estádios ou mesmo em obras de infraestrutura necessárias para o suporte ao evento. O Arquiteto tem como principal objetivo compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, tendo uma atuação generalista.

Engenharia Civil

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Engenharia Civil também está aquecido. A demanda por profissionais qualificados é alta, pois estão sendo construídas diversas obras em grande parte do país. O Engenheiro Civil atua em parceria com o Arquiteto, sendo que essas duas profissões estão entre as que apresentam maior carência de profissionais qualificados.

Administração

O Administrador é o profissional responsável por planejar as estratégias da empresa e gerenciar o dia a dia da mesma. Também lida com os materiais, os recursos humanos e financeiros da organização. Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, diversas empresas estão sendo envolvidas neste processo, fazendo com que a atuação do Administrador se torne indispensável. A boa gestão do empreendimento e o aproveitamento das oportunidades com os grandes eventos que o Brasil sediará garantem diversas oportunidades no mercado para os administradores.

Artigo anteriorSenador Eduardo Braga defende implantação de TRF no Amazonas em artigo
Próximo artigoEmpresa paga por gerente chamar garçom de ladrão, pobre e incompetente