O Governo do Estado inicia no próximo dia 23 as atividades de prevenção da violência e criminalidade do programa Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades em 60 escolas públicas municipais e estaduais da zona Leste de Manaus.

Realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o programa atendeu desde julho do ano passado 35 escolas da zona Sul da capital, com palestras, orientações, lazer e outras atividades para evitar a ocorrência de crimes e delitos no ambiente escolar.

De acordo com o coordenador-geral do programa e secretário-adjunto de Operações da SSP, delegado Francisco Sobrinho, a ideia primeira do Caravana é criar aproximação da polícia com os gestores, professores, alunos e seus pais para trocar informações e prevenir que elementos estranhos à escola criem problemas de segurança para toda a comunidade. “Ao mesmo tempo, a Força-Tarefa da SSP e o Ronda no Bairro entram com a repressão aos criminosos e perturbadores do ambiente escolar”, disse.

Chegada à zona Leste

Na tarde de ontem (19), o programa foi apresentado a gestores de 30 escolas do Estado e 30 do município de todos os bairros e comunidades da zona Leste, a mais populosa da capital. Sobrinho disse que a indicação das escolas foi em acordo com os próprios gestores e professores e das comunidades da região.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o projeto envolve alunos, gestores, professores, pais e a comunidade de cada região da capital. A primeira etapa consiste de palestras e encontros sobre temas como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), doenças sexualmente transmissíveis, bullyng, violência doméstica e sexual, tráfico de pessoas e outros.

Na segunda fase são realizadas programações esportivas e de lazer para os estudantes e as comunidades da região. Qualquer denúncia sobre problemas nas escolas podem ser feitas para o Disque 181 e pelo “Fale conosco” do site da SSP (www.ssp.am.gov.br).

Artigo anteriorGrupo de adolescentes adventistas levam conforto a doentes
Próximo artigoChef William Katô comandará cursos de Finger Foods Amazônicos e Fusion Food