
As tensões em torno do resultado do 58º Festival Folclórico de Parintins continuam a mobilizar os bastidores e as torcidas dos bois-bumbás. Nesta quinta-feira (3), a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido divulgou uma nota oficial rebatendo as declarações do presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, que voltou a questionar a lisura do processo de julgamento da disputa.
A manifestação do Garantido ocorre após Rossy Amoedo acusar a organização do evento e autoridades locais, como o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, de parcialidade, e defender que houve irregularidades no julgamento. O prefeito, por sua vez, criticou a postura do dirigente do Caprichoso, classificando suas declarações como “irresponsáveis e imaturas”.
Na nota, o Boi Garantido afirma que, ao contrário do que vem sendo propagado, seguiu todos os trâmites legais e administrativos antes do início do festival. A associação relata que solicitou oficialmente a substituição de três jurados por identificar vínculos com integrantes do outro boi-bumbá, inclusive acionando a Justiça do Amazonas (TJAM), que negou o pedido. “Decidimos seguir com responsabilidade e respeito, levando nosso espetáculo à arena com a cabeça erguida”, pontua o texto.
O Garantido ainda reforça que a competição envolve 21 itens distribuídos em três blocos, todos avaliados com base em critérios técnicos e objetivos. A agremiação vermelha e branca lamenta o que chamou de “redução do espetáculo a apenas um item” e acusa o boi contrário de promover ataques pessoais e linchamentos virtuais com “intolerância religiosa, misoginia” e “falsas narrativas”.
“Nenhuma evidência foi apresentada até o momento pelo boi contrário”, destaca o documento. “Essa dedicação [dos artistas e brincantes] não pode ser apagada por narrativas oportunistas que tentam desacreditar a vitória conquistada com trabalho, dedicação e amor à cultura popular.”
A nota também repudia o uso do recente luto vivido pelo Garantido – em referência à morte de um integrante da associação – como instrumento de retórica política ou midiática. “Usar o luto do Boi Garantido como pano de fundo para fortalecer falsas narrativas é desumano”, conclui o texto, que termina com um chamado à maturidade e respeito à cultura parintinense: “Vamos comemorar, pois a vitória é nossa!”
O Boi Garantido conquistou seu 33º título do Festival Folclórico de Parintins em 2025. Já o Caprichoso anunciou que vai recorrer oficialmente do resultado.