Reprodução/X

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei (foto em destaque), afirmou nesta segunda-feira (20/4) que não há planos para nova rodada de negociações com os Estados Unidos.

De acordo com Baqaei, o bloqueio norte-americano ao Estreito de Ormuz e a apreensão de um navio de carga na região são “claras violações do cessar-fogo”.

Durante coletiva de imprensa, o porta-voz afirmou que não há “planos para a próxima rodada de negociações e nenhuma decisão foi tomada a esse respeito”. Segundo Baqaei, a postura dos EUA não condiz com busca a um processo diplomático.

“Ainda não tomamos nenhuma decisão sobre a próxima rodada de negociações. Os Estados Unidos estão se engajando em ações que de forma alguma demonstram seriedade na busca de uma via diplomática, enquanto simultaneamente afirmam estar engajados na diplomacia”, alegou o porta-voz.

Ainda segundo o funcionário do regime iraniano, “não há coerência entre as palavras e as ações” dos Estados Unidos, o que “só aumenta a desconfiança do Irã em relação a todo o processo“.

O Oriente Médio enfrenta escalada das hostilidades desde 28 de fevereiro, quando Estados Unidos e Israel atacaram o Irã. A ação ocasionou ataques retaliatórios e fechamento do Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo mundial.

A quase dois meses do conflito, os países tentam negociar acordo de cessar-fogo e reabertura da passagem marítima.

Os EUA e o Irã chegaram a ter uma primeira rodada de negociações, intermediada pelo Paquistão, na qual anunciaram trégua de 20 dias nas hostilidades.

A pausa foi interrompida após o Irã acusar Israel de romper o cessar-fogo ao manter ataques ao Líbano. Agora, o Paquistão tenta mediar segunda reunião com os principais atores do conflito.

“O Irã tomará a decisão necessária quanto à continuidade deste curso com precisão e levando em consideração seus interesses nacionais”, acrescentou Baqaei. Ele não acredita em “prazos ou ultimatos para garantir os interesses nacionais” do Irã.

“Sem dúvida, se os Estados Unidos e a entidade sionista embarcarem em uma nova aventura, nossas forças armadas estarão prontas para nos defender”, destacou.

As declarações foram feitas após o sequestro de um navio cargueiro do Irã que tentou furar o bloqueio norte-americano nas águas do Golfo de Omã, nesse domingo (19/4).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou, em publicação nas redes sociais, que o navio está sob custódia dos EUA.

Segundo o chefe da Casa Branca, o navio M/V Touska “está sob sanções do Departamento do Tesouro dos EUA devido ao seu histórico de atividades ilegais”.

Artigo anteriorFlamengo confirma lesão de Lucas Paquetá; confira detalhes
Próximo artigoEx-São Paulo causa briga generalizada no Campeonato Mexicano