Quando dormimos estamos repondo as energias que foram gastadas durante o dia, desta forma nosso cérebro também descansa, correto? Errado!
Quando estamos dormindo nosso cérebro está trabalhando para que ao acordar, tenhamos as informações alinhadas para prossegui com nossas atividades diárias.
De acordo com estudos realizados pela Universidade de Northwestern, o cérebro memoriza e aprende enquanto estamos dormindo.
Nesta pesquisa, os voluntários aprenderam a tocar duas músicas simples, em seguida, os mesmos tiraram uma soneca de uma hora e após entrarem em um sono mais profundo, os pesquisadores tocavam uma das melodias.
Ao acordar, esses voluntários deveriam tocar as duas músicas e o resultado demonstrou que eles tocaram muito melhor e com menos erros a música que haviam escutado enquanto estavam dormindo em relação a outra que escutaram menos vezes.
Mas, qual é a explicação para este fato?
Segundo Ken Paller, o psicólogo responsável pelo estudo, receber estímulos enquanto dormimos pode influenciar no aprendizado de uma habilidade complexa. Entretanto, é necessário compreender que não é com qualquer soneca que conseguimos estimular nosso cérebro, para que isso ocorra, precisamos estar em um nível de sono mais profundo.
Nessa etapa do sono, é como se o nosso cérebro conseguisse dividir aquilo que deve ser aproveitado, o que pode ser descartado e, além disso, organiza as memórias.
Essas informações externas induzem nosso cérebro a reforçar uma memória, no caso desse estudo, foi reforçado a música que os voluntários haviam aprendido.
A partir desse estudo, foi comprovado que nosso cérebro consegue aprender enquanto estamos dormindo, mas também, outra dúvida permeia a mente dos cientistas: por que dormimos?
Antigamente, para nossos ancestrais, adormecer era sinônimo de perigo, já que poderiam ser atacados pois é um momento ao qual estamos vulneráveis, mas esse assunto falaremos melhor em outro blog Super Cérebro. Aproveite e venha conhecer o nosso método, auxiliamos no desenvolvimento cerebral para você ser Super!