
Moradores da região da Zona 8, em Maringá, no Paraná, denunciam transtornos causados por som alto durante a madrugada e pela realização de manobras perigosas com veículos na área do antigo aeroporto da cidade. Segundo relatos, a situação ocorre com frequência há vários meses e tem afetado a rotina de quem vive nas proximidades.
Um dos moradores que registrou os episódios foi Frederico Miola, residente em um edifício localizado na Avenida Londrina. Em vídeos gravados por ele, é possível ouvir música em volume elevado durante a madrugada e observar veículos circulando na antiga pista do aeroporto.
Em uma das gravações, o barulho é registrado por volta das 4h30 da manhã. Em outro vídeo, feito durante o dia, um automóvel aparece realizando manobras arriscadas enquanto o som dos pneus derrapando pode ser ouvido ao fundo.
De acordo com o morador, os episódios são mais frequentes aos fins de semana, especialmente aos sábados e domingos, quando grupos costumam utilizar o espaço para encontros e exibições de veículos.
A situação preocupa moradores da região não apenas pelo incômodo causado pelo excesso de ruído, mas também pelos riscos relacionados à segurança. O antigo aeroporto fica próximo ao Hospital da Criança, unidade que atende pacientes internados e que pode ser impactada pelo barulho constante.
Prefeitura promete reforçar fiscalização na região
Em nota, a Prefeitura de Maringá informou que a Guarda Civil Municipal não recebeu acionamentos relacionados às ocorrências registradas no local mencionado.
O município reforçou que, ao identificar situações que exijam intervenção das forças de segurança, a população deve entrar em contato imediatamente pelos canais oficiais para que as equipes possam verificar a ocorrência e adotar as medidas necessárias.
A administração municipal orienta que denúncias sejam feitas por meio do telefone 153, da Guarda Civil Municipal, ou pelo número 190, da Polícia Militar.
Ainda segundo a prefeitura, as equipes da Guarda irão intensificar as rondas na região com o objetivo de coibir possíveis irregularidades e aumentar a fiscalização no entorno da antiga pista.
O Aeroporto Antigo de Maringá foi desativado em julho de 2001, quando suas operações passaram a ser realizadas no Aeroporto Regional de Maringá – Sílvio Name Júnior. Desde então, a área passou a integrar a malha urbana da cidade e é cercada por residências, comércios e equipamentos públicos.
Com informações de GMC Online







