Após anos de espera, os pescadores do Amazonas poderão ter acesso ao recadastramento das suas carteiras de pesca artesanal para obterem acesso ao pagamento do Seguro Defeso. O anúncio foi feito pelo secretário de Aquicultura e Pesca do Governo Federal Jorge Seif Júnior, no 1º encontro de pescadores, pescadoras e entidades no Amazonas, promovido pelo vice-presidente da Frente Parlamentar da Pesca do Congresso Nacional, deputado federal Silas Câmara do (Republicanos) e deputado estadual Dermilson Chagas (PP).

O evento teve como principal objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos pescadores em relação aos benefícios sociais e apresentar as novas políticas que deverão ser mantidas pelo governo federal. Presidentes de entidades da pesca dos municípios do Amazonas, estiveram presentes, Além do Presidente da Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do estado (Fesinpeam), Raimundo Braga, e do Gerente Executivo do INSS Amazonas, Raimundo Pereira Silva Neto.   

Foto: Divulgação

Durante a reunião, a principal pauta era sobre o retorno do recadastramento das carteiras suspensas que está sem ocorrer desde 2014. Em resposta, o secretário afirmou que após meses de organização da nova gestão à frente da pasta, foi decidido que o recadastramento iniciará final de mês de novembro. “Quando assumimos, tivemos que organizar os documentos e reavaliar o sistema de recadastramentos. Sendo feito, encontramos diversas falhas e que era preciso fazer uma reestruturação. Então, já iniciamos essa fase e se Deus quiser, até o final do mês tudo estará pronto para que a partir dessa data, nós possamos realizar o recadastramento nacional”, disse.

Secretário ainda destacou que a medida é o resgate da dignidade do pescador que está esperando desde 2014 para ter a sua carteira recadastrada. “Vamos incluir também todos os direitos trabalhistas que as demais categorias possuem para o pescador. Portanto, iremos agilizar o máximo para que tudo ocorra conforme o planejamento”, afirmou.

Pesca

“Há anos lutamos pelo direito deste benefício que foi retirado de nós e agora podemos gozar dessa vitória. Muito obrigado aos deputado Silas e Dermilson, que estiveram nessa luta conosco e que agora podem desfrutar conosco, essa conquista”, afirmou Raimundo Braga, presidente do Fesipeam

Artigo anterior“A justiça foi feita”, diz doadora de leite que será indenizada por Danilo Gentili
Próximo artigoOs danos silenciosos da poluição na pele e os cremes para evitá-los