A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu Belém, capital do Pará, para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em novembro de 2025.
A informação foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Twitter, nesta sexta-feira (26), com vídeo ao lado do governador paraense, Helder Barbalho (MDB), e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Coube a Vieira fazer o anúncio no vídeo. Ele afirmou que a realização da reunião no Pará foi confirmada pela ONU na semana passada.
“Eu queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram, no último dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025. Será a COP 30, proposta do presidente Lula ainda como presidente eleito […] Essa é uma grande notícia. Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança do clima no Brasil e na cidade de Belém”, disse o chanceler.
Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o @helderbarbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP… pic.twitter.com/exjqTTeuyt
— Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
Lula ressaltou que defendeu na COP 27, no Egito, em novembro, a realização de uma COP em um estado amazônico.
“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'”, diz o presidente no vídeo.
O Brasil seria a sede da COP 25, em 2019, o que não ocorreu. Em 2018, o então presidente eleito Jair Bolsonaro (PL) teria pressionado o presidente Michel Temer (MDB) a abrir mão de receber a conferência sobre o clima. Com a recusa do Brasil, a COP 25 foi transferida para Madri, na Espanha.
Desde a campanha eleitoral do ano passado, Lula defendia a realização do encontro no país. Em janeiro, poucos dias após tomar posse, o presidente anunciou que Belém havia sido inscrita como candidata do Brasil a sediar a COP 30.