O Diretório Nacional do PMDB divulgou nesta quarta-feira pesquisa Ibope realizada para o todo ao país onde mostra que, para o governo do estado do Amazonas, o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) tem 64% das intenções de voto, se a eleição fosse hoje. No segundo lugar da pesquisa onde no primeiro cenário não aparece a federal Rebecca Garcia, aparece vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão (PPS), com 15%.

O vice-governador José Melo (Pros), que deverá ser candidato a reeleição tem 9%; e em quarto o deputado estadual Chico Preto, com 3%. Brancos e nulos somaram 7% e 3% não souberam ou não responderam.

Num segundo cenário, onde consta o nome de Rebecca Garcia (PP), Braga tem 61% das intenções de voto, Hissa, aparece 13% já superando a deputada federal que 11%, 7% de Melo e 2% do candidato do PMN. Brancos e nulos somam 4% e não souberam ou não responderam 3%.

Nos dois cenários do Ibope, se eleição fosse hoje, o senador Eduardo Braga, venceria no primeiro turno já que a soma das intenções de voto dos demais adversários não supera o percentual por ele registrado.

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista de possíveis candidatos), os nomes mais mencionados foram:

Índice de rejeição

Além de estar com ampla margem na intenção de votos para o governo do Amazonas nas eleições de 2014, o senador Eduardo Braga é o pré-candidato que possui o menor índice de rejeição entre todos os possíveis candidatos avaliados:

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 28 de março e entrevistou 812 pessoas. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As perguntas cujas somas das porcentagens na totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou múltiplas respostas.

Artigo anteriorConselho Nacional de Justiça vai investigar viagens ao exterior realizadas por ministros do STJ
Próximo artigoTribunal de Justiça do Amazonas suspendeu inspeção extraordinária do TCE que estava sendo realizada em Coari