O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), destacou, no início dos trabalhos do segundo biênio da 16ª legislatura municipal, que o Plano de Mobilidade Urbana — um dos principais assuntos que integrarão a pauta da Casa Legislativa neste ano — vai estar ‘formatado’ até abril.

“À medida que chegar à Casa a proposta do Executivo, a Câmara assume seu papel de abrir as discussões. Queremos até o final de abril um plano discutido com a sociedade, para que possamos enxergar Manaus para daqui a dez anos de forma muito serena”, enfatizou o presidente do Legislativo, ao explicar que as audiências serão para ouvir todos os setores, a exemplo do que aconteceu com o Plano Diretor.

De acordo com Barreto, a intenção é construir um Plano de Mobilidade Urbana ‘exequível’, que propicie, em um curto prazo, desafogar o trânsito da cidade de Manaus. “Não adianta ficar sonhando no papel, será um plano ‘pé no chão’. É preciso a união de esforços entre todas as esferas, visto que não se faz plano sem investimento”, frisou, ao fazer crítica e, posteriormente, apelo ao governo federal para que cumpra com o repasse de recursos prometido às cidades que sediaram a Copa do Mundo de 2014.

Leis Municipais

Na oportunidade, Wilker Barreto salientou, ainda, que uma das principais bandeiras de luta no biênio 2015-2016 será o cumprimento das leis municipais. “Tive uma boa recepção da presidente do TJAM, Graça Figueiredo, do procurador-geral Fábio Monteiro. A questão das leis municipais é uma questão de sobrevivência da própria Câmara. Não podemos em um município como Manaus empresários desrespeitarem, de forma afrontosa, leis feitas por parlamentares eleitos pelo povo. Não pode é o interesse privado se sobrepondo ao público”, disse.

Dentro desse trabalho de garantir o cumprimento das leis municipais, o presidente da CMM vai discutir o assunto, na próxima quarta-feira (11), às 10h, com o procurador-geral da Justiça, Fábio Monteiro, no Ministério Público. Na quinta-feira (12), às 10h, a reunião será com o Defensor Público Geral, Ricardo Trindade, na sede da Defensoria.

Artigo anteriorParque oferece mais de 30 atividades para os idosos
Próximo artigoProjeto Nandinho participa de Amazon Open de Jiu-Jitsu, fatura medalhas