Como parte das ações do Planejamento Estratégico Manaus 2030, implementado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e que tem na “Valorização das Pessoas” um de seus pilares de atuação, a Prefeitura de Manaus se prepara para ampliar, para todos os mais de 32 mil servidores municipais, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que vai trabalhar tanto as questões jurídicas quanto o lado psicológico dos trabalhadores do Município com idade próxima à aposentadoria.

Nesta semana, o PPA da Manaus Previdência foi apresentado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), que irá auxiliar no processo de expansão, a partir de 2019. Segundo a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DSGP), Zulena Matos, o momento é de busca por projetos de sucesso na área de qualidade de vida no trabalho para implantação para todos os órgãos da Prefeitura de Manaus. “A Semad, na condição de órgão coordenador de recursos humanos da prefeitura, coloca-se sempre como parceira para implantar projetos que atendam as especificidades de cada secretaria”, comentou.

Também participaram da reunião, a chefe da Divisão de Serviço Social (Diss), Clélia Fontes; o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira; a diretora de Previdência, Daniela Benayon; e a psicóloga Stefani Dias. “Confirmada a parceria, será algo muito positivo para a estrutura municipal, à medida que a Semad é o órgão responsável pela gerência sistemática administrativa do município”, disse Daniela Benayon.

Outras propostas

Atualmente, a prefeitura também realiza estudos para delinear ações e programas pautados na qualidade de vida dos servidores, envolvendo diversas estruturas municipais. “A previsão é de que esses estudos embasem a formatação do Programa de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, do qual do PPA fará parte, em todas as secretarias”, frisou o secretário da Semad, Lucas Bandiera.

Um grupo de trabalho composto por representantes da Semad, Junta Médico-Pericial do Município (JMPM), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e o Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed), além das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed), de Juventude Esporte e Lazer (Semjel) e a Manaus Previdência, vem trabalhando, desde o início deste ano, na formatação do programa, com reuniões mensais, pesquisas e busca por parcerias.

“O Programa visa cuidar da saúde dos mais de 32 mil servidores municipais em três eixos essenciais: físico, psíquico e emocional. Os dados levantados deverão integrar um sistema, nos moldes do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do governo federal, por meio da busca de uma parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão”, finalizou Bandiera.

Artigo anteriorApós nascimento do caçula, Gusttavo Lima se declara para a mulher: “Super mãe”
Próximo artigoConexões Culturais recebe inscrições para Comissão de Seleção até sexta