Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto nesta quarta-feira (25/5) simplificando o processo de obtenção de cidadania russa para ucranianos das regiões de Kherson e Zaporizhzhia. A medida tem a intenção de acelerar o movimento de “russificação” das populações locais durante a guerra.

Os habitantes das duas regiões não precisarão ser aprovados em uma prova de idioma, comprovar que possuem recursos financeiros suficientes nem mostrar que já viveram antes no país. O documento sancionado por Putin modifica um decreto de 2019 que agilizava a concessão de cidadania para moradores das províncias de Donetsk e Lugansk.

A Rússia afirmou ter controle total de Kherson no início de março, durante as primeiras semanas da guerra. Já a Zaporizhzhia foi alvo de ataques aéreos por parte de Moscou na última madrugada.

Segundo a Reuters, o governador ucraniano em Kherson foi expulso pela administração formada por militares e civis. Afirmaram, ainda, no início de maio, que planejam pedir a Putin uma incorporação da região à Rússia até o final do ano. A Ucrânia prometeu recuperar todos os territórios ocupados. (Metrópoles)

Artigo anterior‘Pesadelo’ em Uvalde, Texas, após 19 crianças serem mortas em tiroteio
Próximo artigoCom mais de 90 alunas, futebol feminino do Pelci contribui com integração da mulher na modalidade