Uma novidade no regulamento da Copa do Mundo deste ano será a utilização dos cartões amarelos e vermelhos como último critério de desempate entre as seleções na fase de grupos, antes de qualquer sorteio.

Se houver empate por pontos, classifica quem tiver melhor saldo de gols e melhor ataque sucessivamente. Se ainda persistir o empate, valem apenas os jogos entre as seleções ainda empatadas, com os mesmos critérios citados. Se mesmo assim não desempatar, a FIFA colocou um critério disciplinar antes de um sorteio.

Pra facilitar o entendimento, imagine que todo os jogos entre as quatro seleções de um grupo terminem empatados por zero a zero. Neste caso todas estariam empatadas em todos os critérios. Aí é que entra o critério dos cartões: cada jogador que numa partida receber um cartão amarelo o time perde um ponto. Se este mesmo jogador receber um segundo amarelo e consequentemente for expulso, a seleção perde três pontos. Se for expulso diretamente perde quatro pontos e se já tiver um amarelo e receber um vermelho então a seleção perde cinco pontos. Ao final dos 3 jogos todos os pontos dos cartões são somados e se classifica quem tiver perdido o menor número de pontos.

EBC

Artigo anteriorCorte do Carnaval de Manaus é eleita
Próximo artigo‘Anac precisa fiscalizar preços de passagens aéreas’, apontada deputada