A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), realizou, nesta segunda-feira (17/08), uma programação voltada aos familiares dos internos do sistema prisional em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha nacional que visa sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a mulher.

Na ocasião, os presentes puderam assistir à palestra sobre a temática com a assistente social Marisa Sato, da Associação das Donas de casa do Estado do Amazonas (ADCEAA). A programação aconteceu em dois horários, no prédio anexo à secretaria, na rua Gabriel Salgado, s/nº, prédio Cônego Gonçalves de Azevedo, no Centro de Manaus.

Para a psicóloga do Deresc, Ana Cláudia Macedo, foi gratificante ver os familiares participarem ativamente, compartilhando suas próprias experiências ou de pessoas próximas, e esclarecendo suas dúvidas. “A iniciativa é relevante para encorajar e conscientizar as mulheres de que elas não estão sozinhas e não precisam se sentir culpadas. É necessário pedir ajuda e ajudar umas às outras”, disse.

Além das informações sobre os diversos tipos de violência contra a mulher e as formas de combate, o público recebeu kits contendo três máscaras e um frasco pequeno de álcool em gel, para combate à Covid-19, e panfleto com slogan da campanha e o número do disque-denúncia, 180.

Caracterizam-se como violência doméstica contra a mulher abusos como impedi-la de trabalhar fora de casa; negar a ela a possibilidade de sair sozinha ou com amigas; impedi-la de escolher o tipo de roupa que deseja vestir; impedir que ela participe de atividades sociais; agressões ou desqualificação e humilhação privada ou em público; e relação sexual forçada no casamento.

Parcerias – O evento aconteceu por meio da parceria entre Seap, cogestora Reviver Administração Prisional Privada e a Universidade Nilton Lins, com o projeto de extensão “Mobilizando Comunidades”. 

Artigo anteriorDallagnol ataca processo que pode tirá-lo da Lava Jato: “Com base em nada”
Próximo artigoPolícia Civil prende integrantes de grupo que praticava roubos na zona norte de Manaus