
Maués – Durante a solenidade de encerramento das comemorações do Dia Nacional dos Povos Indígenas, realizada neste domingo (20) no Museu do Homem de Maués,
O vice-prefeito de Maués (AM), Paulo PP, destacou a importância do Dia Nacional dos Povos Originários, que celebra nos rincões do Brasil a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos, como os Sateré-Mawé, distribuídos na região do baixo Amazonas.
Conforme lembrou Paulo PP, a data foi fortemente celebrada em Maués, com atividades variadas com o envolvimento dos habitantes das comunidades Sateré de Nossa Senhora de Nazaré, no Rio Marau e Santa Maria, no Rio Urupadi.
Paulo PP lembrou, ainda, o envolvimento dessas comunidades no encontro promovido pela Prefeitura do Município no Museu do Homem de Maués, marcado por manifestações culturais e com a nomeação do indígena Eleomar dos Santos Oliveira, do povo Sateré, após o ritual do Wara – bebida à base de guaraná ralado com água.
Em entrevista exclusiva, Paulo PP falou sobre sua caminhada pública e disse que nada acontece sem a permissão Dele. “Muitas pessoas já vinham me pedindo para seguir esse caminho, e só no ano passado as coisas começaram a se encaminhar de fato. Eu agradeço a Deus por cada passo que consigo dar”, afirmou.
Segundo o vice-prefeito, o verdadeiro sentido da política está em servir às pessoas, com justiça social, dignidade e respeito à cidadania, sejam elas brancas, pretas ou indígenas.
“O bom da vida é poder fazer o bem ao outro, somar com as pessoas, contribuir de alguma forma. Isso me deixa feliz”, declarou.
O vice-prefeito falou, também, sobre os desafios da vida pública, especialmente no que diz respeito à confiança dos cidadãos.
Segundo ele, muitos abandonam a política porque perdem a credibilidade. “Penso que só se deve prometer aquilo que se pode cumprir. A sinceridade é essencial”, pontuou.
Apoiado nos ensinamentos do pai que, segundo ele, foram decisivos à sua trajetória política, Paulo PP destacou que só deve dá um passo à frente quando permitir. “É assim que procuro agir: com responsabilidade, respeito e fé”.
A participação do vice-prefeito no evento reforça a presença do poder público nas pautas de valorização cultural e respeito aos povos originários do município.