Foto: Sérgio Fonseca/Fato Amazônico

Maués – Durante a solenidade de encerramento das comemorações do Dia Nacional dos Povos Indígenas, realizada neste domingo (20) no Museu do Homem de Maués,

O vice-prefeito de Maués (AM), Paulo PP, destacou a importância do Dia Nacional dos Povos Originários, que celebra nos rincões do Brasil a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos, como os Sateré-Mawé, distribuídos na região do baixo Amazonas.

Conforme lembrou Paulo PP, a data foi fortemente celebrada em Maués, com atividades variadas com o envolvimento dos habitantes das comunidades Sateré de Nossa Senhora de Nazaré, no Rio Marau e Santa Maria, no Rio Urupadi.

Paulo PP lembrou, ainda, o envolvimento dessas comunidades no encontro promovido pela Prefeitura do Município no Museu do Homem de Maués, marcado por manifestações culturais e com a nomeação do indígena Eleomar dos Santos Oliveira, do povo Sateré, após o ritual do Wara – bebida à base de guaraná ralado com água.

Em entrevista exclusiva, Paulo PP falou sobre sua caminhada pública e disse que nada acontece sem a permissão Dele. “Muitas pessoas já vinham me pedindo para seguir esse caminho, e só no ano passado as coisas começaram a se encaminhar de fato. Eu agradeço a Deus por cada passo que consigo dar”, afirmou.

Segundo o vice-prefeito, o verdadeiro sentido da política está em servir às pessoas, com justiça social, dignidade e respeito à cidadania, sejam elas brancas, pretas ou indígenas.

“O bom da vida é poder fazer o bem ao outro, somar com as pessoas, contribuir de alguma forma. Isso me deixa feliz”, declarou.

O vice-prefeito falou, também, sobre os desafios da vida pública, especialmente no que diz respeito à confiança dos cidadãos.

Segundo ele, muitos abandonam a política porque perdem a credibilidade. “Penso que só se deve prometer aquilo que se pode cumprir. A sinceridade é essencial”, pontuou.

Apoiado nos ensinamentos do pai que, segundo ele, foram decisivos à sua trajetória política, Paulo PP destacou que só deve dá um passo à frente quando permitir. “É assim que procuro agir: com responsabilidade, respeito e fé”.

A participação do vice-prefeito no evento reforça a presença do poder público nas pautas de valorização cultural e respeito aos povos originários do município.

Artigo anterior“ Criaturas da Mente”, documentário dirigido por Marcelo Gomes com participação de Sidarta Ribeiro, divulga trailer oficial
Próximo artigoLadrão furta Nossa Senhora em plena Sexta-Feira Santa e fiéis reagem