Parintins vivenciou nos dias cinco e sete de setembro, desfiles históricos promovidos pela Prefeitura Municipal, no Circuito Escorpião, em alusão a elevação do Amazonas a categoria de província e independência do Brasil, respectivamente. Na noite deste domingo, dia sete, segundo estimativa da Polícia Militar, pelo menos 20 mil pessoas assistiram ao desfile de 3.400 crianças, adolescentes, jovens e adultos das escolas de ensino fundamental e médio do município, além das Forças Armadas e forças de segurança auxiliares.

Após o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e federal feito pelo prefeito Alexandre da Carbrás, tenente coronel da Polícia Militar, Valadares Junior e pelo capitão dos portos, Giovane Andrade, a Banda Marcial Municipal entrou na passarela da pátria abrindo os desfiles.

No dia cinco, data que o Amazonas foi elevado a categoria de província, o destaque ficou na apresentação das crianças dos centros de educacionais infantis. No dia sete, independência do Brasil, a formalidade dos militares e diversidade representada nos pelotões das escolas arrancaram aplausos dos presentes.

Na parada cívica de Parintins, passaram pela passarela da pátria, pelo menos 7.700 pessoas. De acordo com o prefeito Alexandre da Carbrás, o desfile cívico deste ano reservou várias surpresas a ele a todos que compareceram ao evento. “A presença da Banda Marcial do Município e a mudança dos desfiles para o Circuito Escorpião foram bastante positivos. O aparecimento de outras fanfarras das escolas estaduais também engrandeceu a programação da pátria”, enfatizou.

Alexandre da Carbrás disse ter ficado satisfeito pelo apreço que o parintinense tem pelos símbolos nacionais o que o faz ter a certeza do acerto em ter resgatado os desfiles cívicos na ilha. “Essa multidão que lotou o Circuito Escorpião, nos dois dias, derruba qualquer tipo de argumento ultrapassado de que os desfiles possam ser uma apologia ao militarismo. Na verdade são a demonstração do amor do parintinense pelos símbolos nacionais, pelo seu país”, acrescentou.

Carbrás agradeceu a todos aos funcionários da Prefeitura que ajudaram na organização do evento, assim como os alunos, professores e gestores das escolas que abrilhantaram os desfiles.

A secretária de educação Eliane Melo enalteceu os desfiles afirmando que a para cívica retomada em Parintins pelo prefeito Alexandre da Carbrás veio de encontro a vontade popular. “Representa ainda o respeito pela democracia e pelos símbolos nacionais que vem perdendo espaço a cada dia na nossa sociedade. De parabéns esta a cidade de Parintins pela grande demonstração de civismo”, pontou.

Emoção

Os desfiles cívicos da semana da pátria em Parintins proporcionam momentos de emoção aos espectadores e famílias que acompanhavam seus filhos na avenida. O silêncio, os aplausos, até as lágrimas de pais, avós e demais parentes demonstraram o quanto a retomada dos desfiles pela Prefeitura de Parintins foi benéfica a cidade.

Dona Aldemira Cardoso disse ter ficado orgulhosa ao ver seus netinhos na apresentação do dia cinco de setembro. Foram ao todo cinco desfilando em duas escolas. “Está muito legal e animado. Eu to emocionada ao ver meus filhinhos todos bonitos e marchando. Esse espírito estava se perdendo e hoje as coisas estão mudando, tanto que eles todos já sabem cantar o hino nacional”, afirmou.

Com lágrimas nos olhos, a sargento Silma, da Polícia Militar acompanhou passo a passo sua filha durante o desfile. “Para mim que sou policial feminina é um momento bom e significativo. É um orgulho muito grande ver minha filha, pois ela está me representando neste desfile”, destacou.

O artista do Boi Caprichoso, Ivaldo Louro também agradeceu ao prefeito Alexandre a oportunidade de proporcionar tanta emoção as famílias de Parintins. “A gente lembra nossa época de infância. Agora os filhos da gente honrando nossa pátria é de dar lágrimas nos olhos e muitos país estão com esse mesmo sentimento”, testemunhou.

O senhor Francisco das Neves morador do bairro Paulo Correa disse que sentiu algo muito especial ao ver sua filhinhos desfilando após tantos anos sem desfile em Parintins. “É a primeira vez que eles estão marchando. A mãe deles até chorou acompanhando eles desfilando pela escola. Foi ótimo e todos estão agradecidos”, afirmou.

Dona Maria Domingas estava sorridente ao ver seus filhos e netos marcharem pela primeira vez. “É maravilho ver meus filhos e netos marchando. O prefeito está fazendo algo muito bom para nossa cidade”, descreveu.

Parintins ficou oito anos sem a parada da independência. Até 2004, alunos das escolas da cidade desfilavam na Avenida Amazonas. Em 2013 a programação foi resgatada e realizada na Paraíba. Neste ano, a Prefeitura de Parintins levou a programação para o Circuito Escorpião, localizado atrás do Ginásio de Esportes Elias Assayag.

Artigo anteriorProjeto incentiva a criação de histórias em quadrinhos e a prática da leitura
Próximo artigoWilson Lisboa tenta reverter decisão do Pleno do TRE para conseguir registro de candidatura, mas não teve êxito