A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, na última sexta-feira (1º/10), o workshop “Autocuidado ao paciente em tratamento oncológico”, que teve como objetivo apresentar aos pacientes e acompanhantes vindos de Roraima a estrutura disponibilizada pelo hospital para o tratamento do câncer.

O workshop foi organizado pela representação do governo de Roraima em Manaus, e faz parte das ações promovidas em alusão ao Movimento Mundial Outubro Rosa, que tem como tema em 2021 “Quanto antes, melhor! Três perguntas que salvam”. O número de participantes foi limitado devido ao distanciamento social, e foi solicitado o uso de álcool em gel e de máscaras.

Segundo a gestora e representante do governo de Roraima em Manaus, Cláudia Pinheiro, a Fundação Cecon atende, em média, anualmente 700 pacientes roraimenses para tratamento de câncer. Ela explica que, de todos os pacientes recepcionados na capital amazonense, 97% são encaminhados à unidade hospitalar, que conta com uma ótima estrutura para atendimento ambulatorial, cirurgias, radioterapia e quimioterapia.

“Nossa intenção foi apresentar aos pacientes a estrutura disponível para o tratamento de uma forma integral. Foram tratados assuntos sobre melhoria da qualidade de vida, apoio emocional, espiritual e mental, os quais foram propostos pelo Núcleo de Saúde Integrativa da representação. Queríamos demonstrar o papel do paciente durante o processo de cura”, disse Pinheiro.

Direito do paciente – A gerente do Serviço Social, Keyth Bentes, falou sobre os direitos do paciente com câncer ao iniciar o tratamento, benefícios previdenciários e trabalhistas. Ela citou o benefício por incapacidade temporária ou permanente, o antigo auxílio-doença, que é assegurado pela Lei da Previdência Social, Lei nº 8.213/1991.

“Uma das principais orientações é a necessidade de adesão ao tratamento. Por isso explicamos que é muito importante ir a todas as consultas e sessões de quimioterapia e radioterapia, assim como seguir as orientações do médico e tirar dúvidas. Buscamos oferecer o melhor atendimento com dignidade, atenção e respeito”, afirma Keyth Bentes.

ONGs – A coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista da FCecon, Marília Muniz, falou sobre as ações e serviços disponibilizados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-AM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC) a todos os pacientes que fazem tratamento na unidade hospitalar, além do trabalho de sensibilização junto à sociedade quanto à importância da prevenção e visibilidade às causas de câncer.

“A Rede Feminina e a LACC disponibilizam uma gama de serviços aos pacientes em tratamento contra câncer da FCecon, além da realização das ações de prevenção. São ofertados cursos, cestas básicas, kits de higiene e beleza, perucas, serviços de beleza gratuitos através do projeto Espaço Bem Estar e Embelezamento da Alma, auxílio para despesas com aluguel nas proximidades do hospital, dentre outras iniciativas”, frisou Muniz.

Artigo anteriorJucea registra 671 novos empreendimentos no mês de setembro no Amazonas
Próximo artigoInstalação de armadilhas contra Aedes aegypti segue em São Gabriel da Cachoeira