Fotos: Pedro Lamartine/Fato Amazônico

Em um evento marcado por discursos de forte tom eleitoral e pela presença de uma multidão na Alameda Alphaville, zona Norte de Manaus, o ex-prefeito David Almeida (Avante) oficializou, na noite desta quinta-feira (23), sua candidatura ao Governo do Amazonas. A convenção também confirmou a médica Dra. Shádia Fraxe como candidata a vice-governadora em uma chapa pura do Avante e consolidou o início da campanha da coligação formada por Avante, Agir, PDT, Democracia Cristã (DC) e Federação PRD/Solidariedade.

Realizada ao lado do Parque Gigantes da Floresta, uma das principais obras executadas durante a gestão de David na Prefeitura de Manaus, a convenção transformou-se em um ato de demonstração de força política, com críticas aos adversários, aos institutos de pesquisa e à atual administração estadual.

Renato Junior desafia pesquisas e assume protagonismo na campanha

Um dos discursos mais aguardados da noite foi o do prefeito de Manaus, Renato Junior, que assumiu publicamente a condição de principal cabo eleitoral de David Almeida na disputa pelo Palácio Rio Negro.

Logo no início da fala, Renato provocou os institutos de pesquisa e pediu que a multidão respondesse quem será o próximo governador do Amazonas.

“Grita, porque as pesquisas não estão ouvindo. Quem vai ganhar o governo?”

O público respondeu em coro com o nome de David Almeida, em um dos momentos de maior entusiasmo da convenção.

Na sequência, o prefeito também aproveitou para responder aos questionamentos sobre seu posicionamento na eleição estadual e reafirmou apoio integral ao ex-prefeito.

“Eu estou do lado do Amazonas, eu estou do lado do trabalho, eu estou do lado do resultado. E esse resultado tem nome: David Almeida.”

O discurso simbolizou a entrada definitiva de Renato Junior na linha de frente da campanha, fortalecendo a aliança política entre os dois, iniciada quando atuaram como prefeito e vice-prefeito de Manaus.

David promete mudar infraestrutura do interior e critica gestão estadual

Em entrevista coletiva após a convenção, David Almeida direcionou suas principais críticas à infraestrutura do Amazonas e afirmou que pretende transformar a realidade dos municípios caso seja eleito governador.

Segundo o candidato, apesar do alto orçamento estadual e das operações de crédito contratadas pelo Governo do Amazonas, diversas obras seguem paralisadas ou inacabadas.

David citou problemas em rodovias e ramais de municípios como Novo Aripuanã, Manacapuru, Itapiranga, Pau-Rosa, Cooperativa, Silves, Autazes e Novo Céu, afirmando que há empresas aguardando pagamento por serviços já executados.

Durante a coletiva, classificou o cenário atual como um “verdadeiro fracasso administrativo” e afirmou que pretende priorizar investimentos em infraestrutura para recuperar obras consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado.

Abastecimento de água entra entre as prioridades

Outro ponto destacado por David Almeida foi o déficit no abastecimento de água no interior.

O candidato afirmou que 38 municípios amazonenses ainda enfrentam dificuldades no fornecimento de água potável e atribuiu o problema à ausência de investimentos acumulada ao longo de diferentes governos estaduais.

Segundo ele, a situação não pode ser atribuída apenas à atual gestão, mas representa um passivo construído ao longo das últimas décadas, que, segundo afirmou, exige planejamento e investimentos permanentes.

Chapa é oficializada

A convenção confirmou Dra. Shádia Fraxe como candidata a vice-governadora. Ex-secretária municipal de Saúde de Manaus, ela foi apresentada como um dos principais nomes da campanha para fortalecer as propostas voltadas à área da saúde pública.

A candidatura de David Almeida será apoiada pela coligação integrada por Avante, Agir, PDT, Democracia Cristã (DC) e Federação PRD/Solidariedade, que inicia oficialmente a disputa pelo Governo do Amazonas nas eleições de 2026.

Artigo anteriorRelatório do Cenipa aponta que avião da Voepass não deveria ter decolado antes de acidente em Vinhedo
Próximo artigoDavid evita polemizar ausência de Rotta e mantém indefinição sobre vaga ao Senado: “A chapa continua em aberto”