
A queda de um balão de ar quente que matou oito pessoas na manhã deste sábado (21), em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, continua gerando forte comoção no estado. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, afirmou que três das vítimas foram encontradas abraçadas no momento da queda, uma cena que ele descreveu como “dolorosa e inesquecível”.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o delegado lamentou profundamente o ocorrido e repudiou a propagação de informações falsas envolvendo o nome das vítimas. “Dói na alma a cena de três pessoas morrendo abraçadas! Dói na alma a fake news divulgada com uma lista de nomes que não era verdadeira! Dói na alma a perda de pessoas!”, escreveu.
A tragédia aconteceu durante um voo turístico que levava 21 pessoas — incluindo o piloto — pela região conhecida como “Capital dos Cânions”. O balão pegou fogo ainda no ar, forçando uma tentativa de pouso de emergência. O piloto ordenou que os passageiros pulassem, o que permitiu que 13 deles sobrevivessem. No entanto, o balão voltou a subir com os demais ocupantes, que não conseguiram saltar a tempo, e caiu em uma área de mata completamente em chamas.
O delegado também afirmou que todas as autoridades de segurança pública estão atuando diretamente no caso. “Dia de luto. As forças de segurança estão no local para atender à ocorrência. Polícia Civil e Polícia Científica vão apurar os fatos. Quem amamos será sempre eterno, e a fé não nos deixa ver o fim”, acrescentou.
A cena das vítimas abraçadas é um dos registros mais comoventes da tragédia e reforça o impacto emocional sobre os familiares, socorristas e investigadores. A Polícia Civil continua colhendo depoimentos, incluindo do piloto, que sobreviveu e relatou que o incêndio pode ter começado em um maçarico reserva dentro do cesto do balão.
As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil, da Polícia Científica e do Instituto Geral de Perícias (IGP), com apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A Sobrevoar Serviços Turísticos, empresa responsável pelo balão que caiu em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, emitiu uma nota de pesar na tarde deste sábado (21). “É com profunda dor e tristeza que nós manifestamos nossa solidariedade e respeito às vítimas”, escreveu.
Quem são as 8 pessoas que morreram em queda de balão
As vítimas do acidente em Praia Grande foram identificadas como:
- Andrei Gabriel de Melo, médico oftalmologista;
- Leise Parizotto e a mãe Leane Herrmann, a filha Leise era médica e funcionária pública de Blumenau;
- Everaldo da Rocha e Janaína Moreira, casal fazia parte da Paróquia São João Batista, da Diocese de Joinville;
- O casal Juliane Jacinta Sawicki e Fábio Luiz Izycki, Juliane era empresária;
- Leandro Luzzi, diretor técnico da Federação Catarinense de Patinação Artística.