O agente responsável pela delegacia de Praia Grande, Tiago Luiz Lemos, explicou a dinâmica da queda do balão na cidade

Ação rápida e decisiva do piloto do balão que caiu na manhã deste sábado (21) em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, evitou que a tragédia tivesse proporções ainda maiores. Segundo a Polícia Civil, a manobra realizada por ele momentos antes da explosão permitiu que 13 passageiros saltassem do cesto e sobrevivessem.

De acordo com o policial civil Tiago Luiz Lemos, o piloto — que sobreviveu ao acidente — conseguiu abaixar a aeronave até uma altura próxima do solo, após notar o início de um incêndio no interior do cesto. “Quando o balão estava bem próximo ao solo, ele ordenou que as pessoas pulassem. Algumas conseguiram, outras não”, explicou o delegado, em coletiva de imprensa.

O fogo teria começado em um maçarico reserva, instalado para ser usado em caso de falha do queimador principal. Segundo o piloto, a chama surgiu de forma inesperada dentro do cesto. “Não sei se ficou aceso ou se reacendeu sozinho, mas foi ele que começou tudo”, relatou.

O voo turístico fazia parte de um trajeto tradicional na região da “Capital dos Cânions”, passando por pontos como a Cachoeira do Bom Jesus. A bordo, estavam 21 pessoas — 20 passageiros e o piloto. Até o momento, oito mortes foram confirmadas. Dois dos sobreviventes foram hospitalizados, mas sem risco de morte.

Conforme os relatos, após alguns passageiros pularem, o peso do balão foi reduzido, o que fez com que ele subisse novamente, ainda tomado pelas chamas. A lona foi completamente consumida no ar, resultando na queda definitiva da estrutura em uma área de mata nos fundos da cachoeira. Todos os que permaneceram no cesto morreram no impacto.

As imagens registradas por moradores mostram o momento em que o balão, já em chamas, despenca do céu. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Científica, Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), além de guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Artigo anteriorMDB realiza encontro no Amazonas para debater futuro do Brasil com foco na Amazônia, educação e desenvolvimento sustentável
Próximo artigoBolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral tratável com antibiótico