A Igreja Adventista foi adaptada para receber doadores durante todo o sábado (Foto: Divulgação)

Cadeiras e equipamentos para captação de doadores tomaram os lugares dos assentos. No púlpito, apenas uma cruz e muitos exemplares do livro O Grande Conflito. Foi o que ocorreu no templo adventista em Darke de Matos, localizada no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, durante o Impacto Esperança, dia 1° de abril.

Esta foi a segunda vez que a ação aconteceu no local, que desde a pandemia oferece café da manhã para pessoas em situação de rua de segunda à sexta, das 9h às 10h. “Nossa igreja foi criada com o objetivo de ser um projeto diferenciado, voltado para a ação missionária. Por isso, várias ações acontecem durante a semana e aproveitamos o Impacto Esperança para mais uma ação para a comunidade”, destaca o ancião Erivan Pontes.

Uma equipe com 14 profissionais do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) entre médico, atendentes e enfermeiros, faziam o cadastro, triagem e a captação do sangue. Ao todo, 44 bolsas foram doadas das 10h às 16h.

A primeira doadora foi Mylena Bald Corrêa Mota, estudante de Pedagogia. “Esta foi a terceira vez que doei sangue. Como já estava perto do período de fazer outra doação, aproveitei e vim. Foi a primeira vez que entrei nesta igreja e achei a ação muito importante, pois conscientiza as pessoas para a doação”, afirma.

Ivan de Menezes Rueger doou sangue pela primeira vez e ficou muito feliz. “Fazer o bem para as pessoas é essencial. A gente tem que largar o medo para ajudar. A ação da igreja foi muito boa porque qualquer um pode precisar de uma doação de sangue, então todas as vezes que fizerem esta ação aqui, eu virei participar também!”, descreve o técnico de enfermagem.

Assim que terminava de doar, a pessoa era encaminhada para a Feira Vida e Saúde montada em tendas no pátio da igreja. Enquanto a doação de sangue e Feira aconteciam, membros distribuíam o livro O Grande Conflito e convidavam as pessoas tanto para a ação quanto para a programação especial da Semana Santa.

Paulo Gonçalves é vendedor e estava trabalhando quando ouviu o carro de som e resolveu doar também. “Ações assim são um incentivo pra quem mora perto da igreja e não pode se deslocar até o centro da cidade. Foi uma novidade vir à igreja doar, parabéns a todos!”, disse .

O que preciso saber para doar sangue?

O pastor Alexandre Lopes, diretor financeiro da sede administrativa da Igreja Adventista para a região central do Rio (Associação Rio de Janeiro) também doou sangue. “Foi a primeira vez que vi uma igreja fazer isso. Realmente, esta ação é a religião na prática de amar a Deus e ao próximo. Uma experiência relevante e não habitual, mas que tem a essência do evangelho”, descreve.

Ao todo, 160 pessoas visitaram a igreja neste sábado e foram convidadas a assistir a Semana Santa. No domingo, 12 pessoas iniciaram o curso Como Deixar de Fumar, que acontece a partir das 19h, com palestras feitas por profissionais de saúde, aferição de pressão e teste de glicose.

Na região central do Rio de Janeiro, aproximadamente 190 mil livros foram distribuídos. Em todo o Estado, quase meio milhão de exemplares foram entregues à população gratuitamente. Para ler a versão online do livro, acesse livro.esperanca.com.br

Impacto Esperança: distribuição gratuita de livros

O Impacto Esperança foi criado em 2007 com a proposta de distribuir gratuita e massivamente livros com mensagens de fé, conforto e otimismo, além de fomentar o hábito da leitura. Apesar de a entrega ocorrer ao longo de todo o ano, há um dia específico em que os adventistas se mobilizam para uma distribuição massiça em ruas e estabelecimentos. 

Em todas as igrejas adventistas do sétimo dia, a distribuição do livro O Grande Conflito continuará ao longo deste do próximo ano. A obra já foi traduzida para mais de 80 idiomas e sua autora é a escritora norte-americana Ellen White, a mais traduzida da história. A obra, de teor histórico e profético, traz em detalhes a influência das forças espirituais nos episódios mais decisivos da história humana e como essa saga terminará. Ao longo das páginas, o texto responde questões existenciais, como: “Qual a origem do mal?”, “Este mundo, como ele é, irá durar para sempre?”, “Existe esperança de um futuro melhor para a humanidade?”.

No site adv.st/impactoesperanca também há uma versão para crianças, com linguagem adaptada e ilustrações. Ali no site também é possível baixar materiais de apoio e promocionais da campanha. Com informações de Notícia Adventistas.

Artigo anteriorInstituto Brasileiro de Defesa do Consumidor cobra Nubank sobre golpes do celular invadido
Próximo artigoGibis contribuem com hábito de leitura de crianças