
O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou, em um vídeo em suas redes sociais, que a culpa dos alagamentos em Cuiabá é de parcela da população e que limpar a cidade não adiantará se as pessoas continuarem jogando lixo nas ruas e em terrenos baldios.
“O grande problema não foi a chuva. O grande problema ainda é uma parcela da população que deixa o lixo na rua, deixa o lixo no chão. A gente tem limpado muitas bocas de lobo, temos trabalhado muito sobre isso. Estou contratando, inclusive, um sistema mais inteligente pra fazer essa limpeza. Mas o que a gente mais encontra nas bocas de lobos, o que a gente mais encontra ali nos córregos e também onde a gente tem a saída de águas fluviais, é esgoto sendo jogado em águas fluviais e lixo na rua”, começou o vídeo.
No fim da tarde dessa terça (08), dia que foi comemorado o aniversário de 306 anos de Cuiabá, a Capital teve diversos pontos alagados e pessoas ficaram ilhadas. O Shopping Popular e o Shopping Patanal chegaram a alagar. A Avenida Prainha, a Miguel Sutil e a Avenida do CPA também foram inundadas. A UPA do bairro Jardim Leblon ficou alagada e o muro caiu. Foram diversos estragos. Segundo Abilio, os estragos são consequências das ações da própria população.
“O lixo que é colocado no chão, encostado no poste, a chuva leva, entope a boca de lobo. Não vai adiantar a gente limpar a boca de lobo toda semana se a população continuar com uma cultura de deixar o lixo no chão, encostado no poste. Quem está sujando nossos córregos, quem está sujando a nossa boca de lobo, quem está sujando nossos dutos, é uma parcela da população. E por culpa dessa parcela da população, muitos pagam um preço muito caro”, disse.
O prefeito afirmou ainda que está contratando uma equipe pra limpeza das bocas de lobo e que vai colocar grade em todas as bocas de lobo da cidade, começando pelas principais, para que ela possa barrar o lixo jogado nas ruas e que acaba entupindo os dutos.
“Mas entenda bem, a gente pode investir em tecnologia, a gente pode fazer os investimentos necessários que for. Mas se você não parar de jogar o lixo no chão, se você não parar de comprar um produto numa loja, e ao invés de descartar no lugar certo, jogar o lixo no chão, esse problema vai continuar. Não adianta culpar o prefeito se você não fizer a sua parte”, afirmou.
Com informações de RD News.