Prefeito Mateus Assayag durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (1º/7), em que defendeu a transparência na escolha dos jurados do Festival de Parintins 2025 e apresentou balanço da edição considerada a maior da história (Foto: Pedro Coelho)

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, afirmou nesta terça-feira (1º/7) que a escolha da comissão julgadora do Festival de Parintins 2025 ocorreu com total transparência e dentro das regras do regulamento. Em coletiva de imprensa realizada na sede da Prefeitura, Assayag respondeu às declarações do presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, que questionou a atuação dos jurados e a regularidade do processo de seleção.

“Foi uma irresponsabilidade e uma imaturidade que pode gerar proporções gigantescas para o município de Parintins”, declarou o prefeito ao classificar as críticas como perigosas para a imagem do festival e da cidade. “O que estou fazendo aqui é reposicionar a verdade sobre o Festival de Parintins, que caminha firme, segue em frente e cresce cada vez mais.”

Assayag explicou que, após o vazamento dos nomes de quatro jurados inicialmente sorteados, foi realizado um novo sorteio conforme previsto em regulamento, mesmo sem a obrigatoriedade da presença dos bumbás. Para reforçar a lisura do processo, o prefeito solicitou a participação do Ministério Público.

O gestor também rebateu as alegações de que os bois Caprichoso e Garantido não tiveram acesso ao processo de seleção nem aos currículos dos jurados. “Os dois presidentes tiveram tempo suficiente para analisar, um a um, os currículos dos candidatos ao sorteio. Esses mesmos currículos foram aprovados por ambos”, afirmou.

Sobre as impugnações apresentadas pelas agremiações a alguns nomes sorteados, o prefeito disse que todas foram indeferidas pela comissão responsável. “A comissão não pode impedir jurado por suposições”, pontuou. Ele acrescentou ainda que os jurados foram orientados pessoalmente sobre a responsabilidade e o impacto de cada nota atribuída.

Durante a coletiva, Assayag apresentou documentos, conversas e registros de que foi a própria Prefeitura quem comprou as passagens e reservou hospedagem para os jurados, medida tomada para garantir o sigilo e evitar novos vazamentos.

Por fim, o prefeito anunciou que em agosto convocará os presidentes dos bois para debater mudanças no regulamento e no formato de escolha dos jurados. A proposta é fortalecer a integridade e o prestígio do festival.

Balanço positivo

Ainda durante a coletiva, Mateus Assayag apresentou um balanço geral do Festival de Parintins 2025, que classificou como “o maior de todos os tempos”. Ele destacou números históricos de público, investimentos das esferas municipal, estadual e federal, além da estrutura e logística montadas para o evento.

“Tivemos ganhos gigantescos que me deixam extremamente feliz e com a certeza de que o Festival de Parintins alcançou um novo patamar”, celebrou. O prefeito também ressaltou a presença de autoridades de diversas regiões do Brasil, o que ampliou a visibilidade nacional da festa.

Segundo ele, os avanços obtidos nesta edição são reflexo do compromisso da gestão com a população, os visitantes e os patrocinadores. “Parintins mostrou sua capacidade de fazer uma festa grandiosa, respeitosa, segura e inesquecível para todos que participaram.”

Artigo anteriorJustiça Eleitoral cassa mandato do vereador Elan Alencar por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024
Próximo artigoGovernador Wilson Lima comenta impasse no Festival de Parintins e defende respeito à decisão dos jurados: “Vida que segue”