O Dia do Profissional de Educação Física foi lembrado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a entrega de certificados de Honra ao Mérito em solenidade de homenagem, de autoria do vereador Dante Souza (PSDB), que contou também com a participação do vereador Bessa (PHS). Os agraciados receberam certificação pelos serviços de destaque prestados na área esportiva.

O vereador Dante fez questão de destacar, em seu pronunciamento, a importância do profissional habilitado, especialmente nas áreas da saúde, social e educacional. Ressaltou as atividades do Programa Segundo Tempo, que atua nas áreas esportiva e social das comunidades. “Você planta uma semente que será sempre regada, que é especial para a cidade de Manaus. É importante que os alunos saibam que têm a capacidade de revolucionar a cidade”, disse.

Segundo ele, o profissional trabalhando bem a saúde da população, as filas nos hospitais diminuirão. “Sonho com isso”, ressaltou. O vereador lembrou também de uma lei que carece de regulamentação e que propõe a contratação de profissionais de educação física para ministrar aulas nas escolas do ensino fundamental. “Vamos conversar sobre isso, criar oportunidades para esses profissionais e assim melhorar a cidade de Manaus”, afirmou.

Dante agradeceu a presença de todas as autoridades e agraciados, ressaltando o sentido da certificação pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física. “Esse diploma de papel é dado de coração a esses profissionais”, completou.

Entre os profissionais agraciados estavam o presidente do Conselho Regional de Educação Física, representado no ato pelo vice-presidente, Joniferson Vieira da Silva; a 2ª tenente adjunta da sessão de Educação Física, Ala 8  da Aeronáutica, Karine Alexandrino Martins de Souza; o professor mestre da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ivan de Jesus Ferreira; e o auxiliar Thompson François Leal da Silva, preparador físico e auxiliar técnico de futebol feminino do Iranduba, para citar alguns.

Bessa, por sua vez, parabenizou Dante pelo que considerou “uma justa homenagem aos profissionais que têm dificuldade em ingressar no mercado”. “O profissional de educação física é um educador. É disso que estamos precisando nas nossas escolas. Quem dera que tivéssemos profissionais na escola de ensino básico, quantos esportistas não teríamos representando o País e despontariam para o mundo em vários esportes”, questionou.

Vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, Joniferson Silva cobrou do Poder Público à contratação de profissionais de educação física para a educação infantil e das séries iniciais da educação básica do Amazonas. Na mesma linha do vereador Bessa, o representante de classe também falou das dificuldades que os profissionais recém-formados têm para ingressar no mercado e cobrou apoio das autoridades para superação dessas dificuldade com a abertura de mais postos de serviços aos profissionais.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, João Luiz considerou justa a homenagem e reafirmou o apoio da Secretaria ao profissional de educação física. “Esse profissional ajuda na saúde da população. Quanto mais espaços esportivos tivermos menor será o número de pessoas nos hospitais, porque a saúde estará no nosso corpo”, disse.

A valorização profissional também constou em seu discurso. “O profissional especializado para o trabalho de educação física não prejudica o funcionamento do corpo humano. Quem tem registro profissional é merecedor dessa homenagem pela importância que vem ganhando anos após ano”, afirmou o secretário. Ele dedicou sua homenagem aos profissionais que estão focados e fazem um trabalho de base na secretaria e nas comunidades.  “Em nome da Prefeitura, do prefeito Arthur Neto, que tem tido atenção especial ao esporte, parabenizo os profissionais”, completou dizendo que Manaus está entre as primeiras cidades do Brasil na área de atividades físicas.

Professor Ivan Ferreira aproveitou para destacar o trabalho que a Ufam vem realizando e que as outras instituições fazem na área esportiva.  “A Ufam é pioneira na educação física no Estado, nos anos 90, tendo sido responsável pela formação de vários que hoje estão aqui e pela formação das primeiras turmas de profissionais de Roraima (Boa Vista) e do Acre, Rio Branco. Portanto, é um dia de se comemorar o trabalho árduo, mas é importante dizer que a educação física e o esporte precisam de mais. Hoje temos 435 mil escolares na faixa de 7 a 14 anos registrados. Lembro-me do tempo em que pistas transbordavam em atividades e hoje não conseguimos atingir 1% dessa população. Se conseguíssemos atingir 5% dessa população hoje teríamos mais atletas em competições brasileiras e internacionais”, argumentou.

O professor Afonso Celso Brandão Nina, também da Ufam e que recebeu certificação, fez um apelo ao Poder Público para que olhe com atenção à prática esportiva, que traz conhecimento social e qualidade de vida, a começar pelas crianças. “O esporte tem essas ferramentas para mudar a realidade atual dessas crianças”, disse, chamando a atenção para os espaços ociosos existentes nas comunidades e que estão abandonados.

Presenças

Além do secretário municipal de Esportes, João Luiz Almeida, representando a Prefeitura de Manaus, participaram do evento o representante do Conselho Regional de Educação Física, Joniferson Vieira da Silva; a  2ª tenente Karine Alexandrino Martins de Souza, adjunta da sessão de Educação Física, Ala 8  da Aeronáutica; o professor mestre da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ivan de Jesus Ferreira; o auxiliar Thompson François Leal da Silva, preparador físico e auxiliar técnico de futebol feminino do Iranduba; Mário Barros, presidente regional do PSDB; o coordenador do Segundo Tempo, Thiago Silva dos Santos; o professor da Ufam, Afonso Nina e profissionais de educação física e acadêmicos do curso.

Artigo anteriorDesembargador arquiva mandado de segurança em que Estado tentava derrubar decisão do TCE
Próximo artigoApós compensações, Câmara retoma atividades legislativas na segunda-feira, dia 11