A Comissão Parlamentar de Inquérito do Ministério da Educação no Senado ainda depende da adesão de três senadores para chegar a 27 assinaturas para ser consolidada.

O mínimo necessário para a abertura do comitê de investigação havia sido alcançado na última sexta-feira, 8, mas o quórum caiu após o recuo de três senadores.

Das 24 assinaturas que restaram e que representam 18 estados, uma delas é a do senador Omar Aziz (PSD), ex-presidente da CPI da Covid-19.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) espera alcançar 29 assinaturas para abrir a CPI até quarta-feira, 13. Até lá não se sabe quem vai desistir ou aderir ao movimento.

No Amazonas, por exemplo, os senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB) continuam uma incógnita, mas a possibilidade de virem a integrar à comissão não está descartada.

Quanto ao encolhimento da relação a partir da retirada de três assinaturas Randolfe atribuiu a uma “força-tarefa” coordenada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que trabalha para impedir que as investigações do gabinete paralelo do MEC continue.

Randolfe acrescentou considerar que, com o aval da Casa Civil, o Ministério da Educação tornou-se “um balcão de negócios para atender aos interesses do Centrão e do mais baixo clero da corrupção”.

Apesar das denúncias de corrupção envolvendo o ex-ministro Milton Nogueira, como o uso de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para atender a aliados do Centrão, o senador não vê risco à permanência do ministro no governo.

Veja relação

Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Paulo Paim (PT-RS)

Humberto Costa (PT-PE)

Renan Calheiros (MDB-AL)

Fabiano Contarato (PT-ES)

Jorge Kajuru (Podemos-GO)

Zenaide Maia (Pros-RN)

Paulo Rocha (PT-PA)

Omar Aziz (PSD-AM)

Rogério Carvalho (PT-SE)

Reguffe (União Brasil-DF)

Leila Barros (PDT-DF)

Jean Paul Prates (PT-RN)

Jaques Wagner (PT-BA)

Eliziane Gama (Cidadania-MA)

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Cid Gomes (PDT-CE)

Alessandro Vieira (PSDB-SE)

Dário Berger (PSB-SC)

Simone Tebet (MDB-MS)

Mara Gabrilli (PSDB-SP)

Nilda Gondim (MDB-PB)

Jader Barbalho (MDB-PA)

Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)

Artigo anteriorApós dois anos, Semana Santa volta a acontecer de forma presencial
Próximo artigoPresidente do Palmeiras, Leila Pereira revela valor da dívida do clube com Crefisa