A febre é um sintoma muito comum em infecções como a gripe e outras viroses, e é uma forma do corpo se defender de agentes agressores — o aumento da temperatura é um importante sinal de que alguma coisa está errada com o organismo.

A medicina considera febre quando a temperatura na axila é superior a 38ºC, já que é possível atingir os 37,5º e até 38ºC facilmente, especialmente quando está muito calor ou quando a pessoa está vestida com muitas camadas de roupa, por exemplo.

A forma mais segura de saber se se está com febre é usar o termômetro para medir a temperatura, e não confiar em apenas em colocar a mão na testa ou na nuca.

Muitas vezes, a temperatura alta pode ser diminuída de forma natural, retirando-se uma peça de roupa ou tomando um banho com água morna, quase fria, por exemplo. Porém, nos casos em que a temperatura na axila é superior a 39ºC, é recomendado procurar atendimento médico, pois pode ser necessário o uso de remédios.

Quantos graus é febre no adulto

A temperatura corporal normal varia entre os 35,4ºC e 37,2ºC, quando medida na axila, mas pode aumentar em situações de gripe ou de infecção, gerando febre. As principais variações da temperatura corporal incluem:

  • Temperatura ligeiramente aumentada, conhecida como “subfebril”: entre os 37,5ºC e os 38ºC. Nestes casos, geralmente surgem outros sintomas, como arrepios, tremores ou vermelhidão do rosto e deve-se retirar a primeira camada de roupa, tomar um banho de água morna ou beber água;
  • Febre: é a temperatura axilar superior a 38ºC. No caso do adulto, pode ser recomendado tomar remédio, ficar apenas com uma camada de roupa ou colocar compressas frias na testa. Caso a temperatura não diminua após 3 horas, deve-se ir ao pronto-socorro;
  • Febre alta: é a temperatura axilar acima de 39,6ºC, que deve ser considerada uma emergência médica e, por isso, a pessoa deve ser encaminhada ao hospital.

A temperatura também pode ser inferior ao normal, ou seja, menor que 35,4ºC. Isso geralmente acontece quando a pessoa fica muito tempo exposta ao frio e é conhecida como hipotermia. Nestes casos, deve-se tentar retirar a fonte do frio e vestir várias camadas de roupa, beber chá quente ou aquecer a casa, por exemplo.

Quando tomar remédio para baixar a febre

Retirar o excesso de roupa e tomar um banho morninho é uma boa forma de baixar a temperatura corporal. Quando isso não é suficiente, o médico pode recomendar o uso de um antitérmico, também conhecido como antipirético, para baixar a febre.

Como medir a temperatura corretamente

Para medir a temperatura corporal corretamente, primeiro é importante saber como utilizar cada tipo de termômetro. Os mais comuns são:

  • Termômetro digital: colocar a ponta metálica na axila, ânus ou boca em contato direto com a pele ou as mucosas e esperar até ao sinal sonoro, para verificar a temperatura;
  • Termômetro de vidro: colocar a ponta do termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou as mucosas, esperar 3 a 5 minutos e depois verificar a temperatura;
  • Termômetro infravermelho: apontar a ponta do termômetro para a testa ou para o interior do canal auditivo e apertar o botão. Após o “bip”, o termômetro mostrará a temperatura imediatamente.

A temperatura corporal deve ser medida em repouso e nunca imediatamente após a atividade física ou depois do banho — nesses casos, é normal que a temperatura esteja mais elevada e, por isso, o valor pode não ser real.

O termômetro mais comum, mais prático e mais seguro de utilizar é o termômetro digital, pois consegue fazer a leitura da temperatura debaixo da axila e produz um sinal sonoro quando chega na temperatura corporal. No entanto, qualquer termômetro é confiável, desde que corretamente utilizado. O único tipo de termômetro que está contraindicado é o termômetro de mercúrio, já que pode causar intoxicação caso quebre.

Como medir a temperatura no bebê

A temperatura corporal no bebê deve ser medida com o termômetro, como no adulto. O local ideal para avaliar a temperatura com mais precisão é o ânus e, nestes casos, deve-se usar o termômetro digital com ponta mole para não machucar a criança. Porém, caso os pais não se sintam confortáveis, poderão utilizar a medição de temperatura na axila, confirmando a temperatura anal apenas no pediatra.

Com informações do portal Tua Saúde

Artigo anteriorCongresso aprovou mais de 150 leis e cinco emendas constitucionais
Próximo artigoInteligência artificial e cibersegurança se tornam diferenciais também para o agronegócio