O município de Parintins deve ganhar, nos próximos anos, uma nova infraestrutura portuária capaz de receber navios de cruzeiro e transatlânticos. O anúncio foi feito neste sábado (21), pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), durante visita técnica à estação portuária da cidade, localizada no Baixo Amazonas.

Segundo Braga, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançará uma licitação para obras de ampliação do porto, que atualmente funciona como uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e opera no limite de sua capacidade durante o Festival Folclórico dos bois Caprichoso e Garantido.

“O Dnit vai lançar a licitação para dotar o porto de Parintins de condições de receber os cruzeiros, que irão trazer os turistas aqui para a ilha. E com isso, fazer com que milhares de turistas internacionais desembarquem em Parintins, gerando emprego, renda e oportunidades para esse povo querido”, afirmou o senador.

A visita contou ainda com a presença do senador Omar Aziz (PSD-AM), do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, do superintendente do Dnit no Amazonas, Orlando Fanaia, e do diretor de Infraestrutura Aquaviária do órgão, Erick Medeiros.

Durante o festival, o porto recebe em média cinco embarcações regionais por dia. No entanto, embarcações de grande porte não estão autorizadas a atracar no local, mesmo com a crescente circulação de transatlânticos pela região — cerca de 19 navios turísticos, com aproximadamente 15 mil passageiros, navegam anualmente pelos rios da Amazônia.

Novo Mercado Luiz Gonzaga é entregue à população

Na véspera da visita ao porto, a Prefeitura de Parintins entregou à população o novo Mercado Municipal Luiz Gonzaga, que foi totalmente revitalizado no prédio onde antes funcionava a antiga Coopjuta (Cooperativa Mista dos Juticultores de Parintins). O espaço agora abriga feiras agrícolas, praça de alimentação e uma ala de artesanato.

Com investimento de R$ 3,5 milhões, o mercado também preserva a memória da antiga economia local com um acervo de fotos e máquinas do período da juta. Para a permissionária Maria de Fátima Marques, o retorno ao espaço renovado traz esperança de mais vendas e valorização do trabalho dos pequenos produtores. “Agora estamos de volta, acreditando que nossas vendas vão crescer muito neste espaço tão bonito”, disse ela, vencedora por três vezes do concurso de melhor farinha da Expopin.

O prefeito Mateus Assayag comemorou a entrega e destacou o novo mercado como um polo importante para o escoamento da produção do setor primário. Ele também agradeceu o apoio dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, que juntos já destinaram cerca de R$ 300 milhões em investimentos para o município.

“Só o senador Eduardo tem contribuído com obras essenciais. A pavimentação da Vila Amazônia até a Valéria vai fortalecer o turismo e a produção rural. A estrada Cabori–Mocambo–Monte Sinai vai facilitar o transporte de cargas e de pessoas, especialmente na seca”, ressaltou Assayag.

Infraestrutura e valorização cultural

Durante a inauguração, o senador Eduardo Braga lembrou das dificuldades enfrentadas anteriormente pelos feirantes, que trabalhavam em condições precárias. “Eu passava aqui e via o pessoal trabalhando na rua, no sol, na chuva. Hoje, em seis meses de gestão, o Mateus entrega a obra iniciada pelo Bi Garcia. O mercado está pronto e já gerando emprego e renda para o povo de Parintins”, afirmou.

O senador Omar Aziz também homenageou o pescador Luiz Gonzaga, nome que agora batiza o novo mercado. “Esse é um belíssimo nome da história de Parintins e do boi Caprichoso. Este prédio irá eternizar Luiz Gonzaga e o valor da nossa cultura popular”, declarou.

Artigo anteriorViih Tube reage à acusação de fazer marketing com imagem de ‘mãe sofrida’
Próximo artigoGarantido abre e encerra o Festival de Parintins 2025; Caprichoso abre segunda e terceira noite