Marcelo Camargo/Agência Brasil

O avanço de uma frente fria deve mudar as condições do tempo em diferentes regiões do Brasil nesta sexta-feira (2/10). As maiores instabilidades se concentram no Sudeste, enquanto o Sul terá queda acentuada das temperaturas após os temporais dos últimos dias.

No Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a previsão indica chuva persistente e possibilidade de acumulados elevados. Em São Paulo, as precipitações tendem a perder intensidade ao longo do dia.

Em Minas Gerais, as chuvas devem atingir principalmente a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Triângulo Mineiro, a Zona da Mata e o sul do estado. No norte mineiro e no Vale do Jequitinhonha, o tempo permanece mais seco, com possibilidade de pancadas isoladas.

Ar polar derruba temperaturas no Sul

Com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar predominantemente firme nos três estados da Região Sul. Ainda podem ocorrer chuvas fracas e isoladas no litoral de Santa Catarina e do Paraná.

A entrada de ar frio aumenta a possibilidade de geada durante a manhã em áreas do Rio Grande do Sul próximas à fronteira com o Uruguai e nas regiões serranas de Santa Catarina.

No Centro-Oeste, o aumento da umidade favorece temporais localizados. No Norte, as pancadas de chuva retornam a áreas do Pará e Tocantins. Já no Nordeste, a previsão é de predomínio de tempo firme, calor e baixa umidade no interior.

No Sudeste, também há possibilidade de rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h no noroeste de Minas Gerais. A orientação é acompanhar os alertas emitidos pelos órgãos meteorológicos e pela Defesa Civil, principalmente nas áreas sujeitas a alagamentos e outros transtornos relacionados às chuvas.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorRoberto Cidade encerra campanha do primeiro turno com atos em Manaus e Manacapuru
Próximo artigoPesquisas indicam possibilidade de eleição de governadores no primeiro turno em oito unidades da Federação