No primeiro dia de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), o órgão passou em cerca de 35 restaurantes que comercializam comida a peso nas zonas Sul e Centro Sul de Manaus, em dois estabelecimentos visitados, foram encontradas irregularidades.

O restaurante Candiero’s, localizado na avenida Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, os fiscais encontraram a primeira irregularidade.

De acordo com o engenheiro e presidente do Ipem, Márcio André que acompanhou a fiscalização, no restaurante o consumidor estava sendo lesado em 68 gramas para mais, pois o preço indicado no cartaz não estava de acordo com o indicado na balança.

Outro restaurante que apresentou irregularidade foi encontrada no Shopping Center Cecomiz, estava lesando o consumidor em 25 gramas para mais.

De acordo com a portaria n 097 de 11 de abril de 2000, do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os recipientes acima de 200 gramas tem a tolerância permitida para a comercialização de alimento a peso (comida) em 5 gramas para mais.

Os estabelecimentos com irregularidades foram autuados e os proprietários receberam um prazo de 24 horas para fazer a correção, caso contrário poderão ser multados em até 50 mil reais.

Artigo anteriorNova linha de ônibus atenderá aeroporto e Ponta Negra a partir de sábado
Próximo artigoPolícia Civil desencadeia “Operação Surucuá” e prende líder do tráfico de drogas no Tarumã